quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeitos do Vale do Jiquiriçá visitam o novo presidente do TCM, entre eles Paulo dos Anjos de Maracás

Seis prefeitos do Vale do Jiquiriçá, Zenildo Brandão (Lafaiete Coutinho), Paulo dos Anjos (Maracás), Adalício Almeida (Lajedo), Iracema Guimarães (Itaquara), Fábio Cristiano (Ubaíra),  Eduardo Alves (Nova Itarana) e Naelson Lemos (Cravolândia), respaldados pela presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, fizeram nesta terça-feira (1º) uma visita de cortesia ao novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), Francisco de Souza Andrade Netto, empossando na última segunda-feira (31/3) para o complementação do mandato 2013-2015. 
De acordo com informações da UPB, Quitéria aproveitou a oportunidade para relatar os problemas enfrentados pelas administrações municipais no que se refere ao índice de despesa com pessoal. Segundo a gestora, o grande número de programas federais executados pelos municípios tem feito as prefeituras ultrapassarem o limite de 54% da receita gastos com pessoal, conforme prevê a legislação. O 2º secretário da entidade, prefeito de Lafaiete, também falou das dificuldades que os municípios do Vale enfrentam com o índice de despesas e lamentou a queda de receitas, que tem atrapalhado os prefeitos que ultrapassarem o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.                         
O presidente do TCM/BA foi informado da consulta feita pela UPB ao pleno sobre a possibilidade de, assim como ocorre nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Norte, excluir do cálculo do índice de despesas com pessoal os gastos com programas federais ligados às áreas de saúde, educação e assistência social. Francisco Netto disse estar a par da solicitação e afirmou que cobrará agilidade da análise técnica da matéria para dar encaminhamento. Ele expressou ainda o desejo de dar continuidade à parceria com a UPB na orientação dos gestores municipais. (Foto/fonte: UPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário