terça-feira, 21 de julho de 2015

Secretaria de Saúde de Maracás alerta para sobre acidentes com animais peçonhentos


Após receber comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde informando que os estoques de soro do Estado da Bahia para tratamentos de acidentes com animais peçonhentos estão reduzidos, a Prefeitura de Maracás/BA por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensifica a campanha de prevenção.
As ações da Superintendência de Vigilância em Saúde começam neste mês de julho com a distribuição de panfletos informativos sobre a prevenção de acidentes com Animais Peçonhentos. O comunicado que recebermos agora serviu de alerta porque, assim como o Estado, o município não conta com estoque de soro. A prevenção é a solução imediata porque estamos no período de chuvas e de calor, altura em que os animais saem de onde se alojam e podem entrar em contato com o Homem.
Os animais peçonhentos são aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Na nossa região as cobras venenosas mais comuns são Cobra Patrona, Cascavel, Coral, Jaracuçu e Jararaca, assim como a aranha marrom e o escorpião amarelo. Notificamos no município de Maracás vários acidentes com animais peçonhentos, em 2013 foram 64 casos em 2014 foram 71 e neste ano, até agora, 51 casos. Houve uma considerável redução, apesar de que o ano ainda não acabou. Precisamos contar com a atenção de todos para reduzirmos mais os acidentes, adverte.

 Prevenir, diminuir e eliminar agravos à Saúde
A secretária de Maracás/BA esclarece que o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde, ofício circular CIAVE n° 76/2015 de 29.05.2015 sobre problemas de abastecimento de soros antipeçonhentos de acordo com o Ministério da Saúde (comunicado n°169/2015) “os contratos com os laboratórios oficiais para aquisição de soros para o ano de 2015 ainda estão em fase de finalização”. Portanto, caso aconteçam acidentes no município de Maracás/BA, os casos que necessitem de soroterapia serão atendidos mediante disponibilidade de estoque no Hospital Municipal Dr. Álvaro Bezerra em Maracás e caso haja ausência dos soros nesta instituição os pacientes serão encaminhados ao Hospital Geral Prado Valadares em Jequié. Decidimos convocar a imprensa para que a divulgação da campanha de prevenção alcance maior número de pessoas. Pedimos a colaboração de todas as pessoas para que redobrem os cuidados prevenindo acidentes.
Redobremos a atenção. 
Cuidados para prevenção
• Não pisotear ou encurralá-lo animais peçonhentos;
• Não provocar queimadas nos entulhos de um terreno;
• Controlar a quantidade de baratas, moscas e pequenos roedores, propícios alimentos dos animais peçonhentos;
• Alertar as crianças, idosos ou pessoas com o organismo debilitado pois estão mais propensas a casos de acidentes com animais peçonhentos e a agravamento do quadro clínico


O que fazer em caso de acidentes

• Manter a pessoa calma, e se a picada acontecer na perna ou no braço, mantê-los em posição mais elevada que o corpo;
• Manter a vítima deitada, evitando que ela se movimente, para não favorecer a absorção do veneno;
• Lavar o local da picada com água e sabão;
• Não fazer torniquete, que impede a circulação do sangue, podendo causar uma necrose;
• Não queimar, furar, cortar ou espremer o local da picada; procurar, o mais rápido possível, o atendimento médico e, se possível, identificar o animal agressor, para facilitar o diagnóstico.
• É importante, também, não dar à vítima cachaça, querosene ou fumo, como sugerem algumas pessoas, nestas situações.

 Soros de Cobra
·         Antibotrópico = contra acidentes de jararacas
·         Anticrotálico = contra acidentes de cascavel
·         Antilaquético = contra acidentes de surucucu
·         Antielapídido = contra acidentes de cobra-coral
·         Anticrotálico-botrópico = contra acidentes com cascavéis e jararacas
·         Antibotrópico-laquético = contra acidentes com jararacas e surucucus

Soros de Escorpião
  • Antiescorpiônico = acidentes causados por escorpiões do gênero Tityus
  • Soro antiaracnídeo = acidentes por armadeira, aranha-marrom e escorpiões.

Soros de aranhas
  • Antiaracnídico = acidentes por armadeira, aranha-marrom
  • Antiloxoscélico = acidentes causados por aranha-marrom

Soros de Largatas

  • Antilonômico = acidentes por lagartas do gênero Lonomia, conhecida também por largatas de fogo ou oruga, são larvas das mariposas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário