segunda-feira, 20 de julho de 2015

II Jornada do Semiárido Sustentável é realizada em Manoel Vitorino

O Prefeito de Maracás: Paulo dos Anjos, o Prefeito de Itagi: Railton Oliveira,  o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maracás: José Ângelo, Alunos da Escola Edílson Freire e o Grupo Concriz estiveram presentes no evento.
“Criando redes para a emancipação da família no Semiárido”, com esse tema está sendo realizada a II Jornada do Semiárido Sustentável, no período de 16 a 18 de julho, no Centro de Referência, Integração e Afirmação da Região Semiárida (CRIAR), localizado no Povoado de Pombas, Distrito de Catingal, município de Manoel Vitorino, Território Médio Rio de Contas.

A abertura do evento, que contou com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento da Bahia, João Leão, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira e do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, teve entre os objetivos incentivar a integração sociocultural e a troca de experiências entre os produtores rurais.
Promover a integração entre o saber científico e o popular, além de apresentar casos de sucesso que possam estimular o espírito do cooperativismo e a troca de experiência produtiva comercial e cultural entre os produtores rurais, também estão entre as finalidades do encontro, que contou com uma programação rica em palestras, oficinas, eventos culturais, gincanas, entretenimento e mostra de produtos regionais, entre outras atrações.

O vice-governador, João Leão, falou de experiências de sucesso e contou um pouco da sua própria história de vida, destacando a importância de buscar investimento em instituições financeiras para os empreendimentos e da necessidade de capacitação para os empreendedores. “Vamos fazer um grande mutirão de desenvolvimento e, para que isso aconteça, contamos com a parceria de universidades, instituições financeiras, escolas técnicas e outras entidades comprometidas com o desenvolvimento da Bahia”.

Jerônimo Rodrigues, titular da SDR, afirmou que momentos como esse são importantes para discutir e gerenciar questões fundamentais para o desenvolvimento dos municípios e dos territórios baianos, ouvindo e discutindo as demandas e dando vez e voz a todos aqueles que necessitam dessa oportunidade e de terem seus direitos garantidos. “Antes de tudo é preciso planejar e o governo, vem planejando e executando ações como a implantação de agroindústrias, que beneficiam os produtos da agricultura familiar e agregam valor a essa produção, gerando renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
Alunos do Edílson Freire com o Dep. Eduardo Salles
De acordo com o diretor da CAR, Wilson Dias, o governo, através da CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), vem atuando em empreendimentos como o do CRIAR e vem beneficiando a população da região com diversas ações a exemplo do apoio à caprinocultura, com o melhoramento genético, a perfuração e instalação de poços com adutoras e sistemas simplificados de água para a dessedentação animal. “As entidades da agricultura familiar devem qualificar ainda mais as demandas para que o governo tenha ofertas ainda mais qualificadas, que atendam às necessidades dos agricultores e possamos trabalhar juntos por um Semiárido mais sustentável”.

A jornada, que contou com o apoio do poder público e privado, além de prefeituras da região, está sendo realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (IDAN), União das Associações do Médio Rio de Contas (UAMERC), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de União Rio de Contas (UNIRIO), Território de Identidade Médio Rio de Contas (TIMRC), FAEB/SENAR, Sebrae, BNB, Governo do Estado da Bahia e Prefeituras dos municípios de Barra da Estiva, Caetanos, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Maracás, Manoel Vitorino e Mirante.
Entre os presentes estavam parlamentares, representantes de instituições financeiras, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), da CERB, Sebrae, FAEB/SENAR, e do Território de Identidade Médio Rio de Contas, entre outras entidades e órgãos do poder público estadual e municipal. (Fonte: SDR.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário