terça-feira, 21 de julho de 2015

Alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado, Dengue, Zika e Chikungunya

A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado, Dengue, Zika e Chikungunya. E também com a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda.

As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou seu primo, o aedes albopictus. Há relatos na literatura de transmissão sexual e perinatal, no entanto não há comprovação destas vias de transmissão na realidade vivenciada pelo estado da Bahia até o momento.

A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.
No levantamento dos dados de epidemiologia do município de Maracás/BA neste ano de 2015, temos notificados com casos suspeitos de Dengue 86 casos, destes 06 confirmados  laboratorialmente e 17 descartados laboratorialmente; 10 confirmados pelo critério clínico epidemiológico e 16 descartados pelo critério clínico epidemiológico. Outros casos ainda estão em investigação. Foi notificado 01 suspeita de Chikungunya e 19 casos suspeitos de Zika vírus, todos em avaliação no laboratório de referência do estado (LACEN/BA).

Durante este período desenvolvemos bloqueios com bomba UBV portátil nas ruas com mais de 01 caso suspeito para Dengue e Zika Vírus e para cada caso suspeito de Chikungunya, totalizando 09 bloqueios realizados. Os Agentes de Endemias de combate a Dengue estão desenvolvendo ações de rotina de educação em saúde, eliminação de focos potenciais do mosquito vetor da Dengue (Aedes aegypti) e tratamento dos focos identificados com larvicidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário