quarta-feira, 12 de novembro de 2014

1ª Roda de Conversa de Atenção Básica

As diretrizes preconizadas pela Reforma Psiquiátrica visam a melhoria da qualidade de vida do usuário, na forma do resgate de sua cidadania. Esta qualidade de vida pode ser oferecida através de um melhor atendimento, redução das internações e período de internação, e sempre que possível manutenção do usuário no meio familiar através de uma rede de saúde que ofereça suporte para esta família.
A reforma Psiquiátrica consiste no progressivo deslocamento do centro do cuidado para fora do hospital, em direção à comunidade, e os CAPS são dispositivos estratégicos desse movimento. Entretanto, é a rede básica de saúde o lugar privilegiado de construção de uma nova lógica de atendimento e de relação com os transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.
O apoio matricial constitui um arranjo organizacional que visa conceder suporte técnico em áreas especificas as equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população. Nesse arranjo, a equipe por ele responsável, compartilha alguns casos com a equipe de saúde local. Esse compartilhamento se produz em forma de corresponsabilização pelos casos, que pode se efetivar através de discussões conjuntas de caso, intervenções conjuntas junto às famílias e comunidades ou atendimentos conjuntos.
A responsabilização compartilhada dos casos exclui a lógica do encaminhamento, pois visa aumentar a capacidade resolutiva de problemas de saúde pela equipe local. Assim, ao longo do tempo e gradativamente, também estimula a interdisciplinaridade e a ampliação da clinica na equipe.
As equipes de saúde mental de apoio à atenção básica incorporam ações de supervisão,atendimento em conjunto e atendimento especifico,alem de participar das iniciativas de capacitação.

  A Roda de Conversa se configura na discussão com os agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos da Atenção Básica sobre saúde mental com ênfase nos Transtornos Mentais e Psicotrópicos, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares. 

Este evento foi realizado nesta quarta-feira 12-11 das 8:00 às 17:00h. no Auditório da Creche Coração de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário