quinta-feira, 18 de abril de 2013

Biografia de Elvira Sá autora do Hino de Maracás


Elvira Sá, professora leiga, nasceu em Maracás-Bahia, em 08/08/1919 e faleceu também nesta cidade em 11/08/1992. Era de família tradicional, filha do Sr. Nestor Sá e Dona Evangelina Portela Sá. Seu pai veio a falecer quando ela contava apenas com seis anos de idade, deixando quatro filhos. Era ela a terceira filha.Com oito anos de idade, foi matriculada na escola pública e concluiu os estudos com a professora Corina Torres Galindo, recebendo o seu diploma com a nota máxima (que era naquele tempo designada distinção). Continuou com a vocação de professora indo para a Fazenda Nova com sua mãe, onde dava aulas para as amigas.
Ainda bem jovem, demonstrou grande vocação pelos estudos, especialmente pela música e poesia. Com 16 anos de idade, encontra o Sr. Antenor Morbeck do Nascimento, lavrador, com o qual ficaram noivos. Aos 18 anos de idade, casou-se no civil e no religioso, em Maracás, no dia 27/11/1938. Foram morar na Fazenda Lagoa dos Homens, neste município, a qual eram proprietários. Lá nasceram seus dezenove filhos. Criou-os e educou-os com muita dedicação. Já aposentada por tempo de serviço e com os filhos já praticamente criados, retorna à Maracás, para que os filhos prosseguissem os estudos. Era católica, apostólica e romana, fazia parte do Apostolado do Coração de Jesus e era devota de Maria Santíssima. Chegou a palestrar em novenário das festas da Padroeira Nossa Senhora das Graças e do Co-padroeiro São Roque. Em 10 de fevereiro de 1980, na gestão do Sr. Jaime Miranda Portela, participou juntamente com outros concorrentes do Concurso para Criação do Hino à Maracás. Viveu a maior emoção da vida, sendo gratificada ao saber que o seu Hino foi o escolhido e oficializado.

(Texto disponibilizado pela família de Elvira Sá. Este material consta na Creche Elvira Sá Nascimento, localizada na Praça Rui Barbosa, Centro, Maracás-Ba). (Fonte: Blog da SEMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário