segunda-feira, 25 de abril de 2016

Maracás é 1º lugar no Vale do Jiquiriçá em geração de emprego, afirma CAGED.

Cidade de Maracás. Foto:Blog Vandinho Maracás.
O CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgou um levantamento de Março de 2016, onde relaciona os municípios consolidados do trimestre de janeiro a março de 2016, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os números  somam  o  período do primeiros meses do ano de 2016.

É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

No Território do Vale Jiquiriçá, Maracás lidera a lista e ocupa o 1º lugar nos registros de novos empregados, com 474 novos postos de trabalho. O segundo lugar ficou com a cidade de Mutuípe, no total de 154. Itiruçu ocupa o 3º lugar com a marca de 114 novas oportunidades de trabalho com carteira assinada. Os dados são consolidados pela soma de admissões – desligamentos.  Confira no gráfico acima  a ordem dos municípios do Vale Jiquiriçá.  

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Saiba mais sobre a Influenza (H1N1)

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).
Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. 

Maracás comemora seus 161 anos de História

Na última terça- feira 19 de abril, foi comemorado o aniversário da cidade de Maracás, nesta data a Cidade das Flores e do Vanádio comemorou 161 anos de História. 
E para comemorar a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação realizaram diversas atividades culturais na Praça Rui Barbosa que contou a participação das Creches e Escolas da rede Municipal que homenagearam a cultura local através de suas apresentações. As atividades tiveram inicio pela manhã e enceram-se no finalzinho da tarde, vários munícipes aproveitaram o feriado municipal para assistir as apresentações em Praça pública.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

2º Encontro de Motociclistas é realizado em Maracás

A cidade de Maracás foi o palco do 2º Encontro de Motociclistas que aconteceu no último fim de semana (15 a 17 de abril). O Evento atraiu motociclistas de várias cidades da Bahia e outros estados do Nordeste, após a realização do Evento, pode-se avaliar como um evento positivo que veio para conquistar seu espaço no calendário do município, como citou o prefeito, Paulo dos Anjos em sua fala na noite de sábado antes do batizado do Grupo: Maracás Moto Club. 
A realização deste Evento proporcionou uma boa opção de lazer para os moradores não apenas de Maracás como também de cidades vizinhas, movimentou o comercio local, principalmente os setores de hotelaria e alimentação dentre outros, após o encerramento já ficou uma expectativa para o Encontro do próximo ano.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

UFS é inaugurada com presença do Secretário de Saúde do Estado – Em Maracás.

O prefeito de Maracás, Paulo Sérgio dos Anjos, juntamente com sua equipe, inaugurou na manhã desta sexta-feira (15), a Unidade de Saúde da Família Nair Morbeck, localizada na Praça Adeovaldo Meira. 

O evento contou com a presença de Dr. Flávio Vilas Boas, Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Ilze Novaes, Secretária de Saúde do Município e demais secretários, Antonio Fernandes vice -prefeito de Maracás, Nelson Portela, ex-prefeito e atual Coordenador dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia, prefeitos e políticos da região, vereadores, Polícia Militar, Samu e a comunidade.


A Unidade de Saúde é bem estruturada e conta com salas de medicamentos, curativo,vacina, resíduos contaminados, esterilização, inalação, sala de observação e consultório odontológico, além de outras dependências para melhor atender a comunidade maracaense.

Durante entrevista concedida ao Blog Vandinho Maracás, O Secretário Estadual de Saúde garantiu que irá viabilizar a reforma total do Hospital Municipal Álvaro Bezerra e  construirá em breve uma maternidade em Maracás.

O evento foi abrilhantado com apresentação da Banmef Leões da Bahia, vice-campeã baiano 2015, tendo como regente e campeão em 2015, o professor Alcérgio e sua bailarina também campeã a jovem Mariélia.

























Sr.Jaime Portela, ex-prefeito de Maracás e Professor Cloves Pereira da Fonseca,  filósofo, escritor e ex-vereador
Fotos e Matéria: Blog Vandinho Maracas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Maracás 161 de História, confira a programação do Aniversário da Cidade


Tema: Nossas raízes, nossa história!
 Dia 19/04

·      08hs - Missa em ação de graças pelos 161 de história de nosso município
Local – Igreja Matriz
Apresentações Culturais
Local – Praça Rui Barbosa
Turno Matutino

·      Filarmônica Malassés - Entoação do hino de Maracás e hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Maracás.

·      Creche Ayrton Senna
Apresentação - Coreografia com música “Quebra o coco na Bahia” – Cantiga de roda

·      Creche Irmã Dulce
Apresentação - Pout pourri – Cantiga de Roda

·      Creche Maria da Paixão
Apresentação- Pout pourri  com cantigas de roda

·      Creche Madre Tereza de Calcutá
Apresentação - Coreografia com a “Dança da Peneira”
·       Creche Elvira Sá

Apresentação - Cantiga de Roda – “Mulher Rendeira”
·         Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos
Apresentação - Apresentação de Coreografia da Música de Maracás de Jorge Morbeck
·         Escola Otávio Mangabeira
Apresentação - Recital do Hino a Maracás

·         Grupo Escolar Dom Justino Mª Russolillo
Apresentação – Recital do Cordel da criação do Dom Justino Mª Russolillo

·         Escola Coronel Marcionílio Souza
Apresentação – música coreografada, com alguns alunos do 2º e 4º ano.

·         Escola Coração de Jesus
Apresentação - Pout pourri do hino de Maracás com recital e dramatizações

·         Escola Municipal Olga Saraiva
Apresentação - Exposição de painel com os patrimônios do município
·         Apresentações Centro de Convivência
Apresentação – Coreografia (músicas carnavalescas)
·         FAMMAC
Exposição do acervo da banda
Apresentações Culturais
Local – Praça Rui Barbosa
Turno Vespertino

Horário: 13:30hs

·         Apresentação de grupos de capoeira
·         AMARR (Associação Maracaense de Amparo Reabilitação Reintegração)
Apresentação – Coreografia e panfletagem
·         Colégio Normal Municipal de Maracás
Apresentação - Percussão e músicas afro
·         Escola Renato Vaz Sampaio
Apresentação – Entoação do hino à Maracás com instrumentos tocados pelos alunos
·         Instituto de Educação de Maracás
Apresentação - Coreografia (hip hop) 
·         Apresentação do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia
·         Fanfarra Musical Leões da Bahia
·         Grupos de Montaria
Apresentação – Homenagem aos 161 anos de emancipação política de nosso município

Enem 2016: veja as datas de inscrição e provas

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começam às 10h do dia 9 de maio e vão até as 23h59 do dia 20 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. As datas foram anunciadas nesta quinta-feira (14) pelo ministro da Educação,Aloizio Mercadante, em Brasília.
Hora do Enem (Foto: Reprodução)












A taxa de inscrição subiu de R$ 65 para R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, por uma guia de recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. (G1) Leia a matéria completa.

Inauguração da Unidade de Saúde Nair Morbeck, nesta sexta-feira


Odonto Móvel atende população maracaense

Uma Unidade do Odonto Móvel está presente em Maracás nesta semana, com uma média de 150 atendimentos ao dia. Os atendimentos tiveram inicio na última segunda-feira dia 11 de abril e vai até sexta-feira dia 15 de abril. A Unidade móvel esta localizada próximo a Rodoviária, atendendo no período da manhã e a tarde. O público alvo foram as pessoas da zona rural, alunos da Escola Especial e usuários do CAPS.
Este é um Programa do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual e a Prefeitura de Maracás.
Durante estes dias foram prestados os seguintes serviços gratuitamente: restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. 

2º Encontro de Motociclistas em Maracás

2 dias de festa na Praça, com muito pop rock, internacional e nacional aberto para todo público.
 Participação das Bandas:
Batismo do Maracás Moto Clube

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sem receber recursos do estado, Consórcio do Vale Jiquiriçá inicia serviços nas estradas estaduais

Fotos/Blog Itiruçu Online
Fotos/Blog Itirçu Online

Até agora ficou na propaganda e nas promessas a ajuda financeira prometida pelo governador Rui Costa ao Consorcio Intermunicipal do Vale Jiquiriçá para fazer a manutenção das estradas estaduais nos municípios do território de identidade Vale Jiquiriçá. A entidade representativa aguarda desde o final de 2015 a liberação dos recursos para iniciar as reclamadas melhorias nas BAs.
8969709c-81f8-4239-8e52-0b14d5536608
Mesmo sem receber ajuda, o Consórcio do Vale Jiquiriçá iniciou o trabalho de roçagem nas estradas e de acordo com o presidente, organizando para iniciar a operação tapa-buracos nas rodovias.  O serviço de roçagem é realizado por uma equipe de 08 homens e iniciou na BR-330, que liga o município de Maracás a Jequié e uma máquina, serviço com auxilio do governo do estado.
16a95238-136c-436f-a5e0-eba3222ff627

Entenda o dilema entre estado e Consórcio

 
Segundo a propaganda do governo da Bahia, 15 consórcios intermunicipais esperavam esses recursos para iniciarem às ações de recuperação das estradas do estado, que com a situação precária em boa parte, geram prejuízos aos usuários. De acordo com o governador Rui Costa, o Consórcio do Vale seria o primeiro a receber o apoio, na afirmativa de que chegou à frente para receber os recursos, mas mesmo com a boa organização, desde o inicio de 2015 que as prefeituras esperam que as promessas sejam transformadas em ações.

Declaração na oposição da realidade

 
Uma declaração da prefeita de Itaquara e vice-presidente do Consórcio, afirmando que desde o mês de Março os recursos já estavam em conta, notícia bastante divulgada na imprensa, na verdade não passou de falta de comunicação, pois até hoje, quinta-feira, dia 07 de Abril, os recursos não foram depositados pelo estado.
Os consórcios que inicialmente seriam contemplados são Semiárido Nordeste III, APA do Pratigi, Alto do Sertão, Território de Irecê, Território do Sisal, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Jacuípe, Território do São Francisco e Vale do Jiquiriçá. Ambos até o momento aguardam recursos do estado.
Um relatório que planejava iniciar as obras no território de identidade do Vale Jiquiriçá, de acordo com o presidente Zenildo Brandão, – Prefeito de Lafaiete Coutinho-, o valor para as ações será na ordem de R$ 278.157,23, e  a primeira etapa nas seguintes BAs: 250- que liga o município de Maracás a BR-116, no entroncamento de Jaguaquara, margeando os municípios de Itiruçu e Lajedo do tabocal; a BA 545, rodovia que liga Jaguaquara ao Baixão de Ipiúna, no mesmo município; a 330 em Jequié, além da BA 026, que compreende os trechos nos municípios de Nova Itarana, Maracás e Contendas do Sincorá.
Fonte: itiruçuonline

Água tratada e máquinas beneficiam população da Chapada Diamantina

Pela primeira vez, a água do Rio Paraguaçu está chegando tratada às torneiras de 640 moradores do assentamento Caxá, no município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, melhorando a saúde, a qualidade de vida e o comércio na localidade. Nesta sexta-feira (8), junto com o sistema de abastecimento, no qual foi investido R$ 1,4 milhão, o governador Rui Costa entregou, para um consórcio de 13 municípios da região, retroescavadeira hidráulica, trator de esteira, pá carregadeira e caminhão caçamba, que representam investimentos de mais de R$ 1,5 milhão. As máquinas serão utilizadas, principalmente, para manutenção de estradas vicinais e aguadas, entre outras obras.
 
Segundo Rui, foram implantados quase 20 quilômetros de adutora para levar a água do rio até o assentamento. “Hoje é a inauguração simbólica deste equipamento, o que me alegra, pois é uma meta nossa levar, até o final do mandato, água tratada de qualidade para todos os assentamentos rurais do interior da Bahia. Não adianta fazer investimento em hospital, posto de saúde e médico se o povo estiver bebendo água bruta, sem ser tratada”, afirmou.
Na ocasião, Rui ainda autorizou a regularização fundiária na sede de Marcionílio e em mais três localidades rurais, conheceu uma escola municipal, como parte das ações do programa Educar para Transformar, e entregou 40 barracas para comercialização de produtos rurais em feiras livres.
 
Proprietária de um pequeno restaurante, dona de casa e mãe de família, Palmira Gotardo conta que o novo sistema de abastecimento mudou completamente a vida de quem mora no assentamento. “A água que vinha para as torneiras não era tratada, chegava vermelha, parecia suco no copo. Agora melhorou bastante, a cor mudou e dá para lavar roupa,  a louça, os utensílios do restaurante, cuidar da casa, dá até para beber”.
Programa Água para Todos
 
De acordo com o governador, desde 2007, o programa Água para Todos já investiu mais de R$ 8 bilhões em água e esgoto, o maior investimento da história da Bahia em abastecimento e saneamento. “Criei a Secretaria de Infraestrutura Hídrica porque água é sinônimo de vida e saúde", disse.
O titular da pasta, Cássio Peixoto, ressaltou que a inauguração desta sexta-feira faz parte da estratégia de ampliar cada vez mais a oferta de água nas localidades rurais. “Estamos atendendo principalmente nas áreas de assentamentos. No caso desta entrega, estamos trazendo dignidade para o povo que vive aqui no município”, afirmou.
Aguadas e estradas
 
O agricultor Sinval Gonçalves planta melancia em um hectare e está confiante nos benefícios que as máquinas vão proporcionar para os pequenos produtores da região. Ele diz que sua produção é distribuída para diversas regiões. “São seis pessoas trabalhando comigo na roça, minha mulher e meus filhos, e essas máquinas vão abrir as estradas para que a gente possa transportar nossa mercadoria para as feiras e mercados. Também vão servir para limpar as aguadas que já existem e abrir novas. Desde janeiro não cai chuva aqui e a gente precisa de água para a lavoura e para consumo animal, e isso só com as aguadas”, contou.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, disse que falta apenas um consórcio para receber uma patrulha como a entregue nesta sexta-feira na Chapada Diamantina. “Essas máquinas servirão para estradas, aguadas, mas podem ser usadas também para a construção de um campo de futebol, por exemplo. Já a entrega das barracas é para a qualificação da feira livre”, explicou.
Repórter: Raul Rodrigues
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA