sábado, 27 de julho de 2013

Vanádio de Maracás recebe forno mais moderno do mundo

 A mineradora Vanádio de Maracás recebe esta semana o mais moderno forno de calcinação de Vanádio do mundo.


A mineradora Vanádio de Maracás, empresa do grupo canadense Largo Resources, recebe esta semana o forno de calcinação, equipamento mais importante para o beneficiamento do Vanádio. “Este é o mais moderno forno do mundo presente em uma mineradora de Vanádio. Com 90 metros de comprimento e 4,2 de diâmetro interno, ele será responsável por processar 1.060 toneladas de concentrado por dia. Serão necessárias 16 carretas para transportar o equipamento da Base Naval de Aratu até Maracás.”, comenta o Diretor-executivo da Vanádio de Maracás Kurt Menchen.
Para fazer a logística do equipamento até Maracás, a mineradora contratou o Grupo Omega, que será responsável por organizar o transporte em cinco dias. Por se tratar de um equipamento grande, a empresa contratada cuidará para que o transporte seja feito com segurança e não cause transtornos ao tráfego de veículos. “Cada duas carretas sairão com a distância de 500m do próximo grupo, cada um com dois batedores. Está é uma forma de evitar alterações no tráfego da estrada”, ressalta Mauricio Costa, Diretor de Logística do Grupo Omega.
O forno de calcinação tem um revestimento interno de material refratário e é composto por peças produzidas na China, Finlândia, Dinamarca, Alemanha Espanha e Estados Unidos. “Está é a primeira mineradora de Vanádio das Américas. Tivemos que fazer muitos estudos antes de comprar o forno”, explica o Kurt Menchen. A Largo Resources conta com a ajuda do Diretor Técnico Leslie Ford, responsável por implantar e operar outras minas de Vanádio no mundo. Além do conhecimento de operação, Leslie ajudou na compra de equipamentos e escolha de fornecedores.
“Nenhuma outra mina de Vanádio tem um equipamento como este. O mais moderno forno de calcinação do mundo estará em Maracás, na Bahia. O Brasil e a Bahia ganham duas vezes com a implantação da mineradora: além de ser a primeira da Américas, ela será também a mais moderna”, diz o Diretor Técnico da Vanádio  de Maracás Leslie Ford.
O Vanádio
O Vanádio é um metal utilizado em ligas metálicas de alta resistência (em aço e alumínio). Na maioria das vezes ele é misturado com o ferro ou alumínio, com o objetivo de aumentar a resistência e reduzir o peso.
O Vanádio é insumo essencial em instrumentos cirúrgicos, na construção civil, indústrias aeroespacial e aeronáutica, gás e óleo, superestruturas de pontes, túneis, ferrovias, entre outros, propiciando resistência e leveza.
Sua principal forma de comercialização é como liga de ferro-vanádio e como Pentóxido de Vanádio.
Sobre Maracás
Maracás é uma cidade que fica há 365 km da capital baiana, Salvador, e é conhecida como cidade das flores, devido à alta produção local.  Com aproximadamente 25 mil habitantes, o município está localizado no centro-sul da Bahia e faz parte da microrregião de Jequié. Situada a 976m de altitude, a localidade tem tradição nos festejos juninos e já carregou o apelido de Suíça baiana.
A cidade das flores e do Vanádio faz limite territorial com os municípios de Marcionílio Souza, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Jequié, Manoel Vitorino e Iramaia. (Fonte/fotos: ASCOM Vanádio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário