sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



1ª Reunião do Mercovale e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável acontece na cidade de Jiquiriçá

Em encontro ocorrido no dia 05, prefeitos discutiram a eleição da UPB e a escolha de presidentes para as entidades. O Prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, foi escolhido por unanimidade para ser o representante legal tanto do consórcio público, quanto da associação de municípios.

No último sábado, 5 de janeiro, foi realizada na cidade de Jiquiriçá o I Encontro de Municípios do Vale do Jiquiriçá – 2013, convocado pelos representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (DESVJ), da Associação de Municípios do Vale do Jiquiriçá (Mercovale) e do Forum de Secretários de Educação do vale do Jiquiriçá (Educavale). Com uma pauta voltada para assuntos como a eleição da UPB – que ocorrerá no dia 23 deste mês – a escolha do novo Presidente do consórcio e da nova Diretoria do Mercovale e também a promoção articulada das jornadas pedagógicas dos municípios em 2013, o encontro ocorreu por quase todo o sábado.
Estavam presentes na ocasião 14 dos 20 prefeitos do território. Além dos prefeitos, estavam presentes também o ex-prefeito de Planaltino e fundador do Mercovale, Zeca Braga; o Vice-Presidente da Undime-BA, Renê Silva; dois candidatos à presidência da UPB; representantes do Imap; assessores e secretários municipais, dentre outros.
Durante a manhã reunião ocorreu em uma sala do Hotel Cachoeira dos Prazeres, em mesa presidida pelo anfitrião, o Prefeito de Jiquiriçá, Valdemar Andrade. Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva, e Ricardo Machado, de Santo Amaro, solicitaram um momento para se apresentarem enquanto pré-candidatos na nova eleição da UPB.
O ex-Presidente do Mercovale e o Presidente do Educavale, Zeca Braga e Renê Silva, respectivamente, delinearam um histórico dos colegiados para que os novos prefeitos e secretários pudessem conhecer mais claramente.
Durante prefeitos e secretários de educação se reuniram em salas separadas. Enquanto estes discutiam uma agenda de encontros e uma forma mais eficiente e econômica para a realização da jornada pedagógica de cada município, aqueles realizavam a escolha do Presidente do Consórcio, onde ficou o Prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos eleito por unanimidade para ocupar o cargo de Presidente. Ainda ficou decidido que este será também o Presidente do Mercovale, cuja eleição ainda ocorrerá no dia 19, na cidade de Maracás. Paulo agradeceu aos colegas pelo voto de confiança e prometeu gerir com responsabilidade as entidades para que elas possam possibilitar grandes avanços em nível territorial.
Os participantes do evento mostraram-se animados com o andamento do encontro e demonstraram votos de credibilidade nos órgãos envolvidos. No dia 19, pretende-se criar também o fórum dos secretários de saúde do território. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário