Água de qualidade para produtores de três localidades rurais e uma nova unidade básica de saúde são os benefícios entregues na manhã desta quinta-feira (18), pelo governador Rui Costa, em Lajedo do Tabocal, município da região Sudoeste do estado. Na visita à cidade, Rui também entrega obras de pavimentação de diversas ruas, com recursos estaduais, uma garagem municipal, e encerra o dia de trabalho fazendo uma visita ao Colégio Estadual Fernando Presídio, atividade que vem se repetindo em cada município para subsidiar o programa Educar para Transformar.
O governador destacou a importância do abastecimento. “Estamos ampliando o maior investimento já feito na Bahia em abastecimento de água, na gestão passada, e, para isso, criamos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica. Água é vida, é saúde. Quem não toma água de qualidade, vai parar no médico e a nossa prioridade é levar para todas as comunidades, distritos e povoados água de qualidade. Podemos fazer isso pela [Companhia de Engenharia Rural da Bahia] Cerb ou pela [Empresa Baiana de Águas e Saneamento] Embasa, e também em parceria com os prefeitos e prefeitas, que devem procurar o secretário Cássio Peixoto ou o presidente da Cerb, Marcos Bulhões, para fazer essa parceria”.
Rui disse que também participou do Posto de Saúde da Família, construído com recursos do governo federal. “Estamos vivendo uma crise que reduz os recursos dos estados e municípios. Se não tem dinheiro do município, os prefeitos precisam buscar, como foi feito aqui, para a construção desse posto de saúde”.
O sistema simplificado de abastecimento de água, que representa investimento de aproximadamente R$ 480 mil, vai atender a 1.228 moradores das localidades de Peixe, Roncador e Assentamento Monte Castelo. Já a unidade básica de saúde tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos por dia, representa investimento de R$ 408 mil e conta, entre outros itens, com consultório odontológico e sala de vacinação. (SECOM/BA)
|
O Prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos esteve presente e aproveitou para bater um papo com o Governador e fazer algumas reivindicações para o Município. |