sábado, 27 de julho de 2013

Vanádio de Maracás recebe forno mais moderno do mundo

 A mineradora Vanádio de Maracás recebe esta semana o mais moderno forno de calcinação de Vanádio do mundo.


A mineradora Vanádio de Maracás, empresa do grupo canadense Largo Resources, recebe esta semana o forno de calcinação, equipamento mais importante para o beneficiamento do Vanádio. “Este é o mais moderno forno do mundo presente em uma mineradora de Vanádio. Com 90 metros de comprimento e 4,2 de diâmetro interno, ele será responsável por processar 1.060 toneladas de concentrado por dia. Serão necessárias 16 carretas para transportar o equipamento da Base Naval de Aratu até Maracás.”, comenta o Diretor-executivo da Vanádio de Maracás Kurt Menchen.
Para fazer a logística do equipamento até Maracás, a mineradora contratou o Grupo Omega, que será responsável por organizar o transporte em cinco dias. Por se tratar de um equipamento grande, a empresa contratada cuidará para que o transporte seja feito com segurança e não cause transtornos ao tráfego de veículos. “Cada duas carretas sairão com a distância de 500m do próximo grupo, cada um com dois batedores. Está é uma forma de evitar alterações no tráfego da estrada”, ressalta Mauricio Costa, Diretor de Logística do Grupo Omega.
O forno de calcinação tem um revestimento interno de material refratário e é composto por peças produzidas na China, Finlândia, Dinamarca, Alemanha Espanha e Estados Unidos. “Está é a primeira mineradora de Vanádio das Américas. Tivemos que fazer muitos estudos antes de comprar o forno”, explica o Kurt Menchen. A Largo Resources conta com a ajuda do Diretor Técnico Leslie Ford, responsável por implantar e operar outras minas de Vanádio no mundo. Além do conhecimento de operação, Leslie ajudou na compra de equipamentos e escolha de fornecedores.
“Nenhuma outra mina de Vanádio tem um equipamento como este. O mais moderno forno de calcinação do mundo estará em Maracás, na Bahia. O Brasil e a Bahia ganham duas vezes com a implantação da mineradora: além de ser a primeira da Américas, ela será também a mais moderna”, diz o Diretor Técnico da Vanádio  de Maracás Leslie Ford.
O Vanádio
O Vanádio é um metal utilizado em ligas metálicas de alta resistência (em aço e alumínio). Na maioria das vezes ele é misturado com o ferro ou alumínio, com o objetivo de aumentar a resistência e reduzir o peso.
O Vanádio é insumo essencial em instrumentos cirúrgicos, na construção civil, indústrias aeroespacial e aeronáutica, gás e óleo, superestruturas de pontes, túneis, ferrovias, entre outros, propiciando resistência e leveza.
Sua principal forma de comercialização é como liga de ferro-vanádio e como Pentóxido de Vanádio.
Sobre Maracás
Maracás é uma cidade que fica há 365 km da capital baiana, Salvador, e é conhecida como cidade das flores, devido à alta produção local.  Com aproximadamente 25 mil habitantes, o município está localizado no centro-sul da Bahia e faz parte da microrregião de Jequié. Situada a 976m de altitude, a localidade tem tradição nos festejos juninos e já carregou o apelido de Suíça baiana.
A cidade das flores e do Vanádio faz limite territorial com os municípios de Marcionílio Souza, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Jequié, Manoel Vitorino e Iramaia. (Fonte/fotos: ASCOM Vanádio)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Paulo dos Anjos se reúne com moradores de Porto Alegre para ouvir reivindicações

Na tarde desta quarta-feira (24) o prefeito de Maracás Paulo dos Anjos e o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente Joel Dias foram a uma reunião no povoado de Porto Alegre atendendo um chamado dos moradores que pretendiam fazer uma manifestação fechando a BA 026 a altura do Entroncamento de Porto Alegre, local de principal acesso ao povoado. A manifestação foi evitada, uma vez que o prefeito tomou conhecido do caso e buscou um acordo com os lideres do movimento, como parte do acordo Paulo se comprometeu em reunir com os moradores para ouvir as reivindicações e buscar as soluções cabíveis no menor tempo possível. Na reunião os moradores solicitaram a pavimentação do trecho que liga a BA 026 ao povoado e um efetivo permanente da policia para garantir a segurança da comunidade. Paulo disse que levará um abaixo assinado dos moradores ao governador do estado Jaques Wagner com estas reivindicações.
Na oportunidade o prefeito respondeu aos questionamentos da comunidade voltados para diversas áreas como: saúde, educação e segurança entre outras.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Encerramento do XVI Encontro dos Funcionários da Educação

Foi realizado no Auditório Municipal de Maracás o XVI Encontro dos Funcionários da Maracás dias 19 e 20 de julho. No Encontro educadores de várias cidades e regiões do estado estiveram presentes participando assiduamente das atividades e protestando contra a situação precária no ambiente escolar. A luta maior dos funcionários é pela profissionalização e plano de cargo e carreira, fundamentais para a sua ascensão no serviço publico. Palestras e oficinas foram realizadas durante o encontro.
Estavam a frente do evento: Edna Leal – Secretaria de Educação Maracás, Rui Oliveira – Coordenador Geral da APLB, Marilene Betros – Diretora da APLB, Nivaldino Félix – Diretor da APLB, Dilma Santana – Diretora Regional da APLB, Professora Marinalva Lima e Feliciano Cunha – Diretores da Delegacia Sindical Nascente do Jiquiriçá. Quem também esteve presente no Encontro foi o prefeito Paulo dos Anjos, como ele mesmo disse em sua fala “vestiu a camisa” do evento apoiando e participando, Paulo também disse que ficou feliz por Maracás ter sido escolhida para sediar o Encontro que é realizado a cada dois anos.


sexta-feira, 19 de julho de 2013

16º Encontro dos Funcionários da Educação está sendo realizado em Maracás

(Convite do evento)
(Composição da mesa)
A cidade de Maracás em um momento importante da luta dos trabalhadores sedia o XVI Encontro de funcionários da Educação, organizado pela APLB-Sindicato e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracás e Secretaria Municipal de Educação de Maracás. Com abrangência municipal e  estadual, no evento será discutido o Plano de Cargo e Carreira unificado, bem como o aprofundamento das Leis que valorizam os Funcionários não docentes, o evento começou hoje (19) com a presença de professores de todo o estado. A APLB luta também por concurso público, melhores condições de trabalho, salários dignos e o fim da perseguição e humilhação nas escolas. A duração do evento é de dois dias 19 e 20 de julho no Auditório Municipal de Maracás. (Fotos: APLB)
(Lado esquerdo)
(Lado direito)

Maracás sai em matérias de revistas de circulação internacional

O prefeito de Maracás Paulo dos Anjos fez parte das matérias de duas conceituadas revistas recentemente. A primeira foi revista in the mine edição 43, essa revista é voltada a gestão de processo e tecnologia para mineração. A matéria está disponível na página 38 e fala sobre geração de emprego e investimentos. Na foto da matéria estão o prefeito de Maracás Paulo dos Anjos, o governador da Bahia Jaques Wagner e o presidente da VMSA Mark Brennan. Essa matéria esta disponível em formato digital no seguinte link: http://www.inthemine.com.br/resumo43.php#destaque2 .

A outra revista é: Bahia OPORTUNIDADES, um informativo da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Governo da Bahia, edição julho-agosto 2013. Lá fala sobre a história do vanádio, onde esse minério é utilizado e seus principais consumidores no mundo. Esta revista é de circulação nacional e internacional com as matérias em português e inglês. Esta matéria também está disponível no formato digital e você pode conferir no seguinte link: http://www.sicm.ba.gov.br/revistas/revistas/Default.aspx?id=1505 páginas 6 e 7.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Convite

A Prefeitura Municipal de Maracás através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, convida a todos para uma reunião que acontecerá dia 19 de julho de 2013 às 9h 00min na câmara de vereadores para discutir questões ambientais do nosso município, na oportunidade contaremos com a presença do professor e analista ambiental Jorge Duque que abordará sobre programas ambientais de interesse de toda comunidade.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Governo Federal irá repor cisternas destruídas pelo incêndio em Maracás

(Paulo dos Anjos com diretores da CAR em Salvador. Foto: Raul Golinelli)
No último sábado dia 13 de julho de 2013, um incêndio no Município de Maracás destruiu 830 cisternas, provenientes do Programa Água para Todos, do Governo Federal, que seriam distribuídas aos moradores das áreas castigadas pela escassez de chuva na zona rural deste município. O sinistro rendeu aos cofres públicos um prejuízo que passa de cinco milhões de reais, valor de aquisição das cisternas e outras despesas como transporte. A boa notícia é que os beneficiários do Programa não ficaram sem receber os repositórios de água, pois na tarde desta segunda-feira, 15 de julho de 2013, o Diretor da Companhia Estadual de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça, atendendo a reivindicação tempestiva do Prefeito Municipal, Sr. Paulo Sérgio dos Anjos, em reunião realizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, garantiu a reposição dos equipamentos deteriorados, tranquilizando os moradores que já contavam com estes reservatórios para amenizar o sofrimento experimentado pela estiagem prolongada.
O incêndio, que estar sendo investigado pelas autoridades competentes, ocorreu por volta das 21:00 horas, em um terreno da Prefeitura, inutilizando várias cisternas, provocando uma baixa considerável nas 1.057 unidades que ali estavam armazenadas, aguardando a fase de conclusão dos cadastros, para iniciar-se a distribuição.


Incêndio destrói cisternas do Programa Água Para Todos em Maracás

No último sábado (13), um incêndio destruiu quase mil cisternas do Programa Água Para Todos do Governo Federal. Até o momento não há confirmação se o incêndio foi criminoso ou acidental, o Departamento Polícia Técnica (DPT) e Polícia Federal (PF), estão no local desde a manhã de domingo (14) investigando para descobrir as causas do incêndio. O prejuízo estimado passa de cinco milhões de reais. As cisternas seriam destinadas a moradores prejudicados pela seca dos últimos anos, a capacidade de cada cisterna é de 16 mil litros de água. As cisternas estavam em terreno da prefeitura há cerca de 60 dias aguardando a finalização dos cadastros que já estavam sendo concluídos, as escavações para instalação das cisternas já haviam sido iniciadas e as entregas estavam prevista para começarem no dia seguinte ao incedio. Das 1.057 cisternas 830 foram completamente destruídas pelas chamas as demais foram retiradas por moradores que esforçaram para evitar a destruição total. (fotos: Vandinho Maracás)
Antes do incêndio.
Durante.
Depois.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

VII Encontro de Municípios do Vale do Jiquiçá



(Elias Rezende)
Na manhã deste sábado (13), aconteceu em Laje o VII Encontro de Municípios do Vale do Jiquiriçá. O Encontro contou com a presença de várias autoridades prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários. O anfitrião José Emiran prefeito de Laje fez a abertura e em seguida o Presidente do Consorcio Paulo dos Anjos e demais autoridades também fizeram seu pronunciamentos. Logo após tivemos uma brilhante apresentação com Elias Rezende da Largo Mineradora, falando sobre o Vanádio de Maracás, questionamentos foram feitos pela plenária que se interessou bastante pelo assunto, depois da participação de Elias vieram os informes de interesse do território com Marcelo Rocha da SEPLAN/BA, encerando a abertura deu-se inicio aos trabalhos com grupos temáticos que se reuniram para tratar de assuntos voltados para cada grupo: educação, cultura e os prefeitos. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Prefeito Paulo dos Anjos entrega 60 casas do Programa Minha Casa Minha Vida

Na tarde desta sexta-feira (12), 60 famílias maracaenses foram beneficiadas pelo Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, a entrega das casas começou por volta das 16:00 horas no Loteamento Belo Horizonte em Maracás. Na entrega estava presente o prefeito Paulo dos Anjos acompanhado de sua equipe composta por secretários e funcionários publico, os vereadores: Beto São Paulo, Noélia, Suzy, Zitinho do Maracujá, Nicolau, Eugenio e cidadãos maracaenses. Paulo dos Anjos falou que estas 60 casas são as primeiras de muitas que estão por vir para o município, onde ele tem uma estimativa de que aproximadamente 500 casas populares sejam construídas nos próximos três anos e meio na sede e zona rural. No momento em que as famílias estavam recebendo a chave de suas casas a emoção foi muito grande, tanto que algumas pessoas não aguentaram e choraram de alegria diante da realização de um sonho, que é o da casa própria.

sábado, 6 de julho de 2013

Seminário de Currículo e Avaliação em Maracás

(Professora Ione recebendo as flores de Maracás)
Aconteceu no Auditório Municipal de Maracás na manhã deste sábado (06) o Seminário de Currículo e Avaliação realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Instituto Anísio Teixeira, Renafor, Prefeitura Mun. De Maracás e Secretaria Mun. De Educação de Maracás. O Seminário contou com a presença da professora Formadora Ione Pedrão de Freitas e alunos e professores das cidades de: Maracás (sede do evento) Planaltino, Lafaiete Coutinho e Santa Inês. Durante as apresentações 5 equipes abordaram os temas: 1 Concepção de Currículo; 2 História do Currículo; 3 Teorias de Currículo  4 Sistema de Avaliação e 5 Avaliação Externa. O objetivo geral foi oportunizar ao professores cursistas apresentar e socializar os conhecimentos sobre currículo e avaliação, adquiridos durante o curso da Renafor.
(Publico)

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza um dia de capacitação


A secretaria Municipal de desenvolvimento social esta realizando nesta quarta-feira (03) durante todo o dia, capacitação para os monitores, orientadores e oficineiros dos projetos sociais, como PROJOVEM, CREAS, PETI, PAIF E CRAS. Com palestras realizadas pelos técnicos da secretaria. Sobre Ética, Motivação, Afetividade, Vulnerabilidade e ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), com dinâmica e oficinas.