terça-feira, 28 de junho de 2016

Convite - Inauguração do CEVLAM

A Prefeitura Municipal de Maracás e a Secretaria Municipal de Educação Convidam diretores, professores, coordenadores, pais de alunos, funcionários e toda população Maracaense para inauguração do Centro Educacional Vanda Lacerda de Matos- CEVLAM, (antigo Armando São Paulo) será nesta sexta-feira dia 1° julho, a partir das 16:00. A sua presença é indispensável.

O São João de Maracás foi sucesso

A Prefeitura Municipal de Maracás promoveu quatro dias de festas que ajudaram no desenvolvimento econômico direto e indiretamente durante o período junino, Bares, Restaurantes, Lojas, Supermercados apresentaram um movimento intenso e esse é o grande motivo da festa. Os shows da Banda Mala 100 Alça e Caviar com Rapadura bateram um recorde histórico de público na Praça Rui Barbosa. Obrigado ao povo de Maracás pela animação e tranquilidade que é tradição em nossa festa. Foi lindo!!!

Pit Stop da Saúde é realizado durante o São João 2016 em Maracás

Durante o São João Quente na Terra do Frio foi realizado o 1º PIt STOP da SAÚDE! Educação em saúde sempre! ‪#‎violência‬ no trânsito #violência contra a mulher ‪#‎prevenção‬ de dsts! Use camisinha no São João! Vila Junina abastecida de preservativos e vistoriada pela vigilância sanitária. São JOÃO é com a SAÚDE!
O Pit Stop foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a SAMU e o apoio da Prefeitura Municipal de Maracás.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Entrega de Casas Populares

Na Segunda-Feira, dia 20 de Junho, a Prefeitura Municipal de Maracás juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social entregou mais uma etapa das 25 unidades habitacionais do Programa de Subsídio Habitacional PSH 2008. Já foram entregues 65 unidades que fazem parte deste mesmo programa. As famílias beneficiárias encontravam-se em situação de risco e vulnerabilidade, e agora poderão usufruir de uma melhor qualidade de vida com moradia digna. Na sequência serão entregues mais 20 residências cujas obras iniciarão a partir do dia 27 de junho.

terça-feira, 21 de junho de 2016

São João 2016 em Maracás começa com a Vila Junina de 19 à 22 de junho

Para quem gosta das tradicionais quermesses, apresentações de quadrilhas, arraiais e comidas típicas da festa de São João nordestino não pode ficar de fora do Vila Junina. O evento é um aquecimento da festa na cidade e vai acontecer nos dias 19 á 22 de junho na Praça do Forró em Maracás. Confira um pouquinho do primeiro dia da Vila Junina em Maracás e que movimentou as barracas no São João Quente na Terra do Frio - Maracás 2016.

Prefeitura de Maracás antecipa 50% do 13º salário para os funcionários

Os servidores da Prefeitura Municipal de Maracas receberam antecipadamente na quinta feira (16/06), a primeira parcela do 13 salário. O valor correspondente a 50% do vencimento foi creditado na conta dos funcionários públicos. A outra metade será paga em dezembro.
A pontualidade e a antecipação no pagamento dos servidores, vai permitir também que a renda circule dentro do comércio local, fomentando a economia e aquecendo as vendas no período das festas juninas, promovendo mais desenvolvimento e alegria no São João Quente na Terra do Frio.
Essa conquista faz parte de um amplo planejamento e incetivo para economia do município. Compre em Maracás e contribua para o desenvolvimento de nossa cidade.

Festas juninas nas Escolas

O Plantão do São João Quente na Terra do Frio 2016 apresenta as Escolas da Rede Municipal de Ensino que festejaram as Tradicionais Festas Juninas e animaram o Colégio Normal Municipal de Maracás e o Instituto Educacional de Maracás. Conheça um pouco da História dessa tradição brasileira.
No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Sabemos que, além daquilo que tipifica tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos feitos com pólvora (como bombinhas), há também a associação com santos católicos, notadamente: São João, Santo Antônio e São Pedro. Mas quais são as raízes das festas juninas?
Os pesquisadores especializados em festividades e rituais costumam apontar as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Os povos que habitavam as regiões campestres, na antiguidade ocidental, prestavam homenagens a diversos deuses aos quais eram atribuídas as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, tais ritos (que possuíam caráter de festividade) eram executados durante a passagem do inverno para o verão, que, no centro-sul da Europa, acontece no mês de junho.
Esses rituais implicavam o acendimento de fogueiras e de balões (semelhantes aos que hoje são feitos com papel de seda), entre outros modos de comemorações, como danças e cânticos. Na transição da Idade Antiga para a Idade Média, com a cristianização dos romanos e dos povos bárbaros, essas festividades passaram a ser assimiladas pela Igreja Católica, que, como principal instituição do período medieval, soube também diluir o culto aos deuses pagãos do período junino e substituí-los pelos santos.
A religiosidade popular absorveu de forma muito profunda essa mistura das festividades pagãs com a doutrina cristã. Nas regiões do Sul da Europa, sobretudo na Península Ibérica, onde o catolicismo desenvolveu-se com muita força no fim da Idade Média, essas tradições tornaram-se plenamente arraigadas. Com a colonização do Brasil pelos portugueses a partir do século XVI, as festividades juninas aqui foram se estabelecendo, sem maiores dificuldades, e ganhando um feitio próprio.
As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas (como a pamonha), as danças, o uso de instrumentos musicais (como a viola caipira) nas festas, etc., tudo isso reflete milênios de tradições diversas que se imbricaram.

Maracás consegue vitória sobre o IBGE.

Comunicado
A Prefeitura Municipal de Maracás informa que a Ação movida contra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve resultado favorável ao município. A ação foi movida devido o repasse do município ter sido diminuído por conta da população, passando de 1.4 para 1.2.
Hoje, Maracas volta a ser 1.4, proporcionando assim mais investimento e crescimento do município.

Vitória da Prefeitura Municipal de Maracás
Saiba mais sobre a Ação:
De acordo com os dados do CENSO 2010, temos que no ano posterior ao recenseamento, o Município apresentou tendência de crescimento positiva, tendo sua população evoluída de 24.613 (2010) para 24.822 (2011), apresentando uma tendência de 0,85% de crescimento.O mesmo se verifica no ano de 2012, quando a população estimada evoluiu positivamente para 25.024, apresentando uma tendência de 0,81% de crescimento. Contudo em 2013, quando todos os demais Municípios tiveram uma estimativa positiva, por conta da modificação da metodologia, com inserção da variante do Estado, causou surpresa o decréscimo populacional no Município de Maracás de 533 habitantes, mudando sem justificativa, a tendência de crescimento para decréscimo de 2,13%.
Em 2014 e 2015, o IBGE também adotou esta injustificável tendência de decréscimo demográfico, passando a população estimada para 24.156 (-335 ou -1,37%) e 23.751 (-405, ou -1,68%), sendo que este último dado causou ao Município a diminuição no índice de participação no FPM, que caiu de 1,4 para 1,2. Observando a evolução da população maracaense, constatamos que foram registrados no Município, entre 2011 e 2015 (30 de junho), 1960 nascimento, face a 624 óbitos, uma taxa positiva de 1.360 pessoas, o que confirma o acerto na tendência de crescimento de 2011 e 2012. O último cadastro eleitoral mostra uma evolução de 19.387 para 20.035 dentre agosto de 2010 (censo) e junho de 2015 (estimativa), um incremento positivo de quase 700 habitantes.Um importante dado, que colabora com o erro afirmado acima na estimativa populacional, consiste na base de dados do DATASUS para o Município, onde se constata o atendimento a 7.626 famílias, representando 23.394 usuários.Em relação ao Programa Bolsa Família, o Município possui cadastradas 6.431 famílias beneficiárias, representando 19.675 usuários.
Destaca-se, ainda, que o município conta com 991 servidores diretos e 271 contratados com as empresas terceirizadas, que, por imposição legal, não são usuários da Bolsa Família.É de se informar, também, que há em Maracás 6.567 alunos, matriculados nas 49 escolas do MunicípioSendo assim, amparados neste indicadores, discordamos da projeção populacional feita pelo IBGE, e buscamos a modificação da posição adotada pela Autarquia Federal, no sentido de que seja suspensa a projeção feita para o ano de 2015 ou que se realize uma recontagem no Município de Maracás.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maracás, Blog Vandinho Maracás e IBGE

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Guarda Municipal de Maracás recebe viatura nova


A Prefeitura Municipal de Maracás entregou para a Guarda Municipal (GMM) um automóvel FIAT Siena. A nova viatura da Guarda Municipal é equipada com sirene - sinalizadora acústica visual, que dará um maior auxilio nos trabalhos realizados pela Guarda Municipal de Maracás. Durante o dia será utilizado em Rondas Escolares e na noite na vigilância e proteção do Patrimônio Público do município.
Todos os novos equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da administração municipal. Visando proporcionar melhores condições de trabalhos para toda a corporação da Guarda Municipal.

FORMATURA PROERD - MARACÁS


Os programas de prevenção e combate às drogas são fundamentais na segurança de toda comunidade. A gestão pública do município estabeleceu prioridade nas questões relacionadas ao tema. As ações educacionais são fundamentais no combate às drogas e a violência, a forma mais correta nesta batalha é a educação de crianças e jovens, a Prefeitura Municipal de Maracás e a Polícia Militar da Bahia firmou parceria e implantou na cidade o PROERD.

Nesta quarta-feira (15/06/16) foi realizado um cerimonial de formatura das primeiras turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD que é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. 
Os policias da Companhia Independente da Polícia Militar realizaram ações preventivas nas Escolas públicas do município. Aa ações educacionais é a melhor forma de prevenção às drogas. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:
1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 5º ano do ensino fundamental,
3- PROERD para 7º ano do ensino fundamental,
4- PROERD para Pais/Responsáveis.
O PROERD é o Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) que desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Reunião com Presidentes de Associações Rurais de Maracás

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (13-06), na SEDEANA uma reunião com os Presidentes de Associações Rurais, onde foram tratados de assuntos como: garantia safra; emissão e renovação de DAPS; sementes, fortalecimento das Associações Rurais; situação das barragens; Programa Bahia Produtiva; cadastro ambiental rural e regularização fundiária entre outros.
A reunião foi realizada pela SEDEAMA  em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Prefeitura de Maracás consegue recurso para aquisição de britador.

Em entrevista concedida ao Blog Vandinho Maracas, o prefeito Paulo Sérgio dos Anjos, declarou que mesmo com todas as dificuldades que o país vem atravessando, ele vem cumprindo seu mandato com responsabilidade e coerência, principalmente em relação ao pagamento de funcionários e fornecedores e, com muito esforço e persistência, vem conseguindo trazer benefícios para o município seja por meio Estadual ou Federal com quem mantêm boa influência.
Desta vez conseguindo recurso para aquisição de uma “britadeira”, que será de grande utilidade para o município, como mostra em documentos abaixo.  Ainda segundo o prefeito, até o final de sua gestão irá concluir as obras inacabadas e tentará conseguir mais benefícios para o município.

sábado, 4 de junho de 2016

São João Quente na Terra do Frio 2016 - confira as atrações


O São João Quente na Terra do Frio 2016 já está com programação confirmada. A festa junina, que acontece em Maracás, será iniciada no dia 23 até o dia 25 de junho.

O São João de Maracás 2016 contará com shows de Mala 100 Alça, Caviar com Rapadura, Pisada Forrozeira, Discarada, D.Áwilla e Bandas regionais como Forrozão G7, Garotos da Vaquejada, Periquito do Forró, Gilsan, Pega Eu, Dio Lopes, entre outros.

A tradicional festa terá uma programação bem divertida com Casamento Matuto, brincadeiras juninas, as barracas com comidas e bebidas típicas da festa e nossa grande atração, o frio de Maracás Acompanhem em breve a programação desse ano na nossa página. Venha visitar Maracás no São João Quente na Terra do Frio.