sábado, 26 de março de 2016

José Inácio Vieira de Melo foi o vencedor do Prêmio QUEM 2015


Muito conhecido e querido pela população maracaense, José Inácio Vieira de Melo, alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na 7ª Bienal do Livro da Bahia (2005) e a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª  Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), assim como os projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador, e Travessia das Palavras (2009 e 2010), em Jequié. Desde 2009 é curador do projeto Uma Prosa Sobre Versos, na cidade de Maracás, no Vale do Jiquiriçá.
José Inácio ao lado de personalidades globais.

José Inácio Vieira de Melo foi o vencedor na categoria melhor autor do Prêmio QUEM 2015! Ele esteve na cerimônia de entrega dos prêmios realizada no Grand Mercure Rio de Janeiro Riocenter na noite de terça-feira (22/3/2016)


Saiba mais sobre o trabalho de José Inácio Vieira de Melo nos seguintes links:

sexta-feira, 25 de março de 2016

Prefeitura distribui peixe para população – Em Maracás

Mesmo com todas as dificuldades que o prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, vem enfrentando, com a diminuição no repasse da verba da prefeitura, causado pelo IBGE, ao diminuir consideravelmente a população de Maracás.
O gestor, através da Secretaria de Ação Social, nesta quarta-feira ‘Santa’ (23), ofertou peixes para mais de 900 famílias, isso feito com recursos próprios da prefeitura, ato que vem realizando desde o primeiro ano de seu mandato. Foto e Matéria: Blog Vandinho Maracas    

terça-feira, 22 de março de 2016

PM inicia atividades do PROERD nas escolas em Maracás

PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de cinquenta e seis países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

Objetivo do PROERD
O Objetivo do PROERD é prevenir o abuso de drogas e a violência entre crianças.
O PROERD é um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, que trabalha em conjunto com os alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militarescola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
A 93ª CIA de Polícia de Maracás apoia este Projeto e prevê que 20 turmas serão formadas até julho.

Prefeito participa de reunião com a Vanádio de Maracás e Moradores da região da mina

Na manhã do 19 de março o Prefeito, Paulo dos Anjos participou de uma reunião com a Vanádio de Maracás e moradores da região de Porto Alegre. Na reunião foram discutidos temas de interesse da comunidade como os cuidados que a empresa deve tomar para evitar o vazamento de resíduos e poluição do Rio de Contas que é fonte renda para os moradores que dependem daquela água para a produção de frutas, hortaliças e criação de peixes. O abastecimento de água para o povoado da Água Branca e o projeto de apicultura também entraram na pauta da reunião.

Inauguração da Metais Vikma

Na última sexta-feira 18-03, foi inaugurada a Metais Vikma, que é referência na comercialização de metais sanitários, com uma linha de produtos que incluem torneiras, registros e acessórios. A transparência, a credibilidade e o respeito estão no DNA desta empresa, que busca sempre vender com qualidade e com custos competitivos.
A Metais Vikma tem sua matriz no estado do Paraná e inaugurou sua primeira filial na Bahia, estado escolhido por questão de logística para que possa se expandir no mercado e Maracás foi a cidade escolhida pelos sócios proprietários José Amaury e Rafael Bonete para tornar o sonho de expansão em realidade.
Na inauguração diversas autoridades, comerciantes e populares compareceram para prestigiar o novo empreendimento que a cidade ganhou. No evento o Prefeito, Paulo dos Anjos e sua equipe de Secretários estiveram presentes, assim como o Presidente da CDL Maracás, Jackson Mascarenhas e comerciantes.

Campeonato de Futebol Society Bairro do Jiquirica


COMUNICADO

Devido ao feriado da Semana Santa, o CAPS, funcionará até o dia 22 de março, retornando as atividades dia 28 de março. Pacientes e familiares que necessitem de medicação para essa semana favor comparecer o CAPS.

terça-feira, 1 de março de 2016

Em Maracás, prefeitos do Vale do Jiquiriçá elaboram plano para recuperação de estradas

Prefeitos e secretários municipais de cidades que integram o Consórcio do Vale do Jiquiriçá – CONVALE – estiveram reunidos na sexta-feira (26/2), em Maracás, discutindo ações de enfrentamento aos problemas que afetam os municípios, como a precariedade das rodovias estaduais que margeiam as cidades do Território de Identidade e elaborando plano de execução das obras de recuperação das BA's, com início marcado para o próximo dia (1/3), em convênio com o Estado através da Secretaria Estadual de Infraestrutura, dentro da proposta do Governo da Bahia de atuar na recuperação das estradas em convênio com os consórcios públicos intermunicipais. Em 2015, dez consórcios intermunicipais formados por 158 municípios inauguram um novo modelo de gestão com a assinatura do acordo de cooperação técnica em parceria com o governo do estado. Pelo acordo o Estado cede aos consórcios, equipamentos e servidores do extinto Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia – DERBA para a recuperação de estradas. Os consórcios contemplados são: Consórcio dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – CONVALE, Semiárido Nordeste II, APA do Pratigi, Alto do Sertão, Território de Irecê, Território do Sisal, Portal do Sertão, Médio Rio de Contas, Bacia do Jacuípe e Território Sertão do São Francisco.No caso do Vale do Jiquiriçá, o consórcio será a ferramenta de gestão para executar as ações nas estradas, através do apoio financeiro do Estado, com recursos da ordem de R$ 278.157,23 para iniciar a primeira etapa de recuperação nas BAs: 250 – Itiruçu / Maracás; 545: Jaguaquara / Baixão de Ipiaúna; 330: Jequié e BA – 026, no trecho que compreende os municípios de Nova Itarana, Maracás e Contendas do Sincorá.
De acordo com o diretor do CONVALE, Diego Novaes, os trabalhos de recuperação serão iniciados pela Rodovia BA-250. O encontro desta sexta-feira em Maracás, na sede da entidade representativa foi o primeiro deste ano entre os gestores públicos municipais. Estiveram presentes os prefeitos: Paulo dos Anjos [Maracás], Carlos Nascimento [Planaltino], Zé Afrânio [Santa Inês], Fábio Cristiano [Ubaíra], Luis Carlos [Mutuípe], Karina Silva [Amargosa], Antônio Sampaio [Irajuba], Adalício Almeida [Lajedo do Tabocal] e Iracema Araújo [Itaquara, que na condição de vice-presidente representou o presidente Zenildo Brandão o Zé Cocá [Lafaiete Coutinho]. (Marcos Frahm)