segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CRAS retoma atividades para 2016 e ainda disponibiliza vagas

Alunos do CRAS no ano 2015
Iniciaram nesta segunda-feira 29-02, os cursos promovidos pelo CRAS, que disponibiliza dos seguinte cursos: flauta, artesanato reciclável e brinquedoteca (para adolescente). Já para adultos e idosos oferece cursos de: artesanato em palha, alongamento e grupo de forró. 
O CRAS ressalta ainda, que dispõe de vagas para pessoas da comunidades que estiverem interessadas, mais informações no CRAS que fica situado à rua 04 do bairro Irmã Dulce.

Volta às aulas 2016 em Maracás


Após a realização da Jornada Pedagógica realizada entre os dias 23 e 26 de fevereiro, nesta segunda-feira 29-02, as aulas tiveram inicio em todo o município. 
A Prefeitura Municipal de Maracás e Secretaria de Educação vêm reforçar aos alunos os votos para que todos tenham um excelente ano letivo com muita dedicação e aprendizagem, uma vez que a educação é fonte de todas as saberias e ferramenta capaz de mudar o mundo.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Encerramento da Jornada Pedagógica 2016

As atividades da Jornada Pedagógica 2016 chegaram ao fim nesta sexta-feira 26-02. A atividade de encerramento com palestras aconteceu na parte da manhã no Auditório Municipal com um encontro com as "merendeiras, zeladoras" e agentes de portaria, uma vez que estes profissionais tem papel fundamental para o bom funcionamento das escolas. 
No encerramento teve palestra para elevar a autoestimas destes profissionais com a psicologa, Nide. Após a palestra houve distribuição de brindes para todos os presentes e sorteios de prêmios.

Mutirão para combater o mosquito da dengue é realizado em Maracás

A Secretaria Municipal de Saúde de Maracás realizou vários mutirão para combater o mosquito que tem aterrorizado praticamente todo o país. Essa ação aconteceu em parceria com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Edemias, e abrangeu todos os bairros da cidade nos meses de janeiro e fevereiro de 2016.
Lembre que para armazenar água é preciso deixar os recipientes limpos e tampados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Confira a maneira correta de limpeza desses objetos e compartilhe com a sua vizinhança!
Segue algumas dicas para combater o mosquito:
A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Terceiro dia da Jornada Pedagógica em Maracás

A Jornada Pedagógica 2016, chegou ao seu penúltimo dia com um encontro com os condutos e proprietários do transporte escolar no município. Este encontro de hoje aconteceu no Auditório Municipal Ivonete Dias e foi para passar orientações básicas, porém de grande importância para que o transporte aconteça com segurança e responsabilidade. Em uma mesa redonda estiveram presentes: o represente da PM, Aspirante Alan Dias, o representante da Guarda Municipal, Beneval Leone, o presidente da ACATE, Joaci, o chefe do transporte escolar, Landulfo Spinola, a mediadora, Edilene Damasceno e a diretora da zona rural, Guiomar. Após a mesa redonda aconteceu uma palestra sobre Primeiros Socorros, ministra Por Silvio Cesar Pereira Santos, Enfermeiro da SAMU de Maracás.
Calendário do ano letivo 2016 em Maracás

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Segundo dia da Jornada Pedagógica 2016 em Maracás

As atividades do segundo dia da Jornada Pedagógica 2016 em Maracás, começaram a partir das oito horas da manhã no Auditório Municipal Ivonete Dias e contou com palestras e oficinas durante todo o dia. Logo pela manhã aconteceu a palestra; Direitos e deveres dos Profissionais da Educação, ministrada pelo Bel. em Direito, Joel de Santana Câmara, também teve a palestra: Saúde Emocional: administrando o estresse, com a palestrante, Nide. Além de outras participações com informações de Programas e Projetos de grande importância para o ano letivo. Já no período da tarde foi a fez de começar traçar os objetivos detalhadamente através das oficina temáticas que abordando diversos temas. As atividades da Jornada vão até a próxima sexta-feira dia 26 de fevereiro.
Palestrante, Joel de Santana Câmara
Palestrante, Nide

Abertura da Jornada Pedagógica 2016 em Maracás

Na noite desta terça-feira 23-02 aconteceu a abertura da Jornada Pedagógica de Maracás, este ano com o tema tema: ”Práticas que educam, responsabilidade de todos, compromisso da escola” o Cerimonial de abertura foi realizado no Centro Administrativo e contou com a presença de professores da rede de publico da sede e zona. Em clima de festividade o Prefeito, paulo dos Anjos e Secretária de Educação, Ana Maria da Fonseca deram as boas vindas os educadores do município que terá o inicio ano letiva na próxima segunda-feira 29-02.
O Evento também contou com a presença de professores e pedagogos da rede municipal de ensino, dos vereadores João Menezes – Zitinho (PDT) e Venício da Silva – Nicolau (PMN), além de representantes da Polícia Militar e APLB local.

Seminário sobre produção intensiva de leite a pasto é realizado em Maracás

Na manhã desta terça-feira 23-02 foi realizado no Auditório Municipal Ivonete Dias em Maracás, o Seminário sobre produção intensiva de leite a pasto, o evento contou com a presença de criadores de vacas leiteiras na região. Na abertura do Seminário foram entregues duas DAPS Jurídicas, uma para a Assoleite de Maracás e outra para a Associação de Leite de Planaltino, com isso os produtores destas cidades poderão aumentar a produção e também produzir produtos derivados do leite como queijo e iogurte por exemplo. 
Estavam presentes no Seminário: o Prefeito, Paulo dos Anjos; o Superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos; o Coordenador de Bovinocultura para leite da Bahiater, Darlan Miranda e outras autoridades e convidados.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Prefeito visita o povoado de Porto Alegre

Praça de Porto Alegre
Na tarde desta sexta-feira 19-02, o Prefeito Paulo dos Anjos se reuniu com moradores do povoado de Porto Alegre para tratar de assuntos do interesse da comunidade e falar de Projetos de grande importância para o futuro dos moradores daquela comunidade, bem como das comunidades vizinhas. 
Professor Antonio Moab, Ronaldo ex-presidente da Associação e o Prefeito Paulo dos Anjos
Dentre as boas noticias está o incentivo aos pescadores para angariar fundos oriundos do Governo do Estado para que possa ampliar e potencializar as atividades na região. Outro grande motivo se deu com a presença do Professor Antonio Moab Souza Silva, professor representante da diretoria geral do IFBA/Jequié, que visitou o povoado para conhecer o antigo alojamento do Vanádio que poderá sediar IFBA no povoado. Ainda nesta reunião a Engenheira Agrônoma, Iara Vieira esteve presente representando o CONVALE e convidou todos os proprietários de terras da região a comparecem no povoado na próxima quarta-feira dia 24 para fazer o cadastramento e posteriormente receber o título de sua terra. 
Antes da reunião começar o Prefeito foi acompanhar de perto as obras de conclusão da Academia Comunitária que fica localizada no centro do povoado e em breve será entregue aos moradores assim como a reforma do Colégio Luis Braga.
O Prefeito em conversa com a Direção do Colégio
Reforma do Colégio Luis Braga
Academia Comunitária

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Convite - Jornada Pedagógica 2016

A Prefeitura Municipal de Maracás e a Secretaria Municipal de Educação tem imensa satisfação de convidar os professores e demais profissionais da educação, para participar da Jornada Pedagógica 2016, que acontecerá no período de 23 a 26 de fevereiro.

Governo entrega sistema de abastecimento, pavimentação de ruas e nova unidade de saúde em Lajedo do Tabocal


Água de qualidade para produtores de três localidades rurais e uma nova unidade básica de saúde são os benefícios entregues na manhã desta quinta-feira (18), pelo governador Rui Costa, em Lajedo do Tabocal, município da região Sudoeste do estado. Na visita à cidade, Rui também entrega obras de pavimentação de diversas ruas, com recursos estaduais, uma garagem municipal, e encerra o dia de trabalho fazendo uma visita ao Colégio Estadual Fernando Presídio, atividade que vem se repetindo em cada município para subsidiar o programa Educar para Transformar.

O governador destacou a importância do abastecimento. “Estamos ampliando o maior investimento já feito na Bahia em abastecimento de água, na gestão passada, e, para isso, criamos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica. Água é vida, é saúde. Quem não toma água de qualidade, vai parar no médico e a nossa prioridade é levar para todas as comunidades, distritos e povoados água de qualidade. Podemos fazer isso pela [Companhia de Engenharia Rural da Bahia] Cerb ou pela [Empresa Baiana de Águas e Saneamento] Embasa, e também em parceria com os prefeitos e prefeitas, que devem procurar o secretário Cássio Peixoto ou o presidente da Cerb, Marcos Bulhões, para fazer essa parceria”.
 Rui disse que também participou do Posto de Saúde da Família, construído com recursos do governo federal. “Estamos vivendo uma crise que reduz os recursos dos estados e municípios. Se não tem dinheiro do município, os prefeitos precisam buscar, como foi feito aqui, para a construção desse posto de saúde”.

O sistema simplificado de abastecimento de água, que representa investimento de aproximadamente R$ 480 mil, vai atender a 1.228 moradores das localidades de Peixe, Roncador e Assentamento Monte Castelo. Já a unidade básica de saúde tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos por dia, representa investimento de R$ 408 mil e conta, entre outros itens, com consultório odontológico e sala de vacinação. (SECOM/BA)
O Prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos esteve presente e aproveitou para bater um papo com o Governador e fazer algumas reivindicações para o Município.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Aviso do Cadastro na Zona Rural do município de Maracás

O CONVALE - Consórcio do Vale do Jiquiriçá estará com a equipe técnica realizando o cadastramento para regularização fundiária (emissão de títulos pelo governo).
Seguindo a seguinte programação:

Quarta-feira (17/02) durante o período de 08:00 às 12:00 na escola da Tábua, contemplando as comunidades de: Tamaduá, Fumaça, Àgua Verde, Capoeira, Mariquita, Sirigado, Mundo Novo e Lagoa da Cruz. Durante o período de 13:30 às 17:00 o cadastro será realizado na escola do Camulengue contemplando o Brejo das Canas, Brejão, Zumbi, Bananeiras, Baixa Grande, Xandú e Gerais.

Quinta-feira (18/02) durante o período de 08:00 às 12:00 será no povoado de Covas, contemplando Matão, Boa Vista, Candial I e II e a partir das 13:30 ás 17:00 será no Pé do Morro contemplando Cerca de Pedra, Quixaba, Salgada, Petrolina, Novaes e São Roque.

Sexta-feira, dia 19/02 a partir das 08:00 será no povoado do Gavião.
Lembrando que todas as regiões do município serão contempladas, as demais localidades que não foram citadas não precisam se deslocar pois serão cadastrados em sua região, sendo informados com antecedência.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vem aí o Carnaval de Porto Alegre

Final do Campeonato Sub-17 em Maracás

Seleção Sub-17 de Entroncamento de Jaguaquara (Campeã)
Na manhã deste domingo 31-01 aconteceu a grande final do "Campeonato Maracás Cidade das Flores e do Vanádio". A final aconteceu no Estádio Municipal Delcker Rodrigues e recebeu as equipes finalistas: Seleção de Maracás Sub-17 e Seleção Sub-17 do Entroncamento de Jaguaquara, esta segunda equipe que veio para a disputa precisando apenas de um empate conseguiu vencer por 2 a 0 e consagrou-se Campeã. 
Prefeito Paulo dos Anjos no memento da entrega dos troféus
O prefeito Paulo dos Anjos que esteve presente na final, falou sobre as atividades esportivas que deverão acontecer no município neste ano de 2016, que apesar das dificuldades financeiras que o país e também o município vem enfrentando o esporte não pode parar e a Prefeitura fará o possível para incentivar cada vez mais as modalidades esportivas no município. 
Seleção Sub-17 de Maracás (Vice-Campeã)
Diretor de Esportes "Dadá" e o trio de arbitragem (ao centro Ari da Gaiola que aos 54 anos encerrou suas atividades)

O Professor Clóvis Fonseca foi o convidado do Projeto 2 Dedos de Prosa

No ultimo sábado dia 30 de janeiro foi realizada mais uma edição do Projeto 2 dedos de Prosa e 1/2 dúzia de Versos. E o convidado e homenageado da vez foi uma "prata da casa" Clóvis Pereira da Fonseca: Escritor, Professor e membro da Academia Regional de Letras e Artes (ARLA). Autor dos livros Maracás: Histórias, Mitos e Magia; Revelação e do Inédito Rosa, além de mais de 20 livretes em Cordel.
O palco do Auditório Municipal Ivonete Dias se tornou um palco da mais pura cultura que além da presença do Historiador ainda teve: apresentação musical com o grupo O Sabor da MPB e recital poético com os grupos Concriz e Flor de Mandacaru.