quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Mensagem ao Servidor Público

As ações que a nossa gestão faz, são resultados da participação
decisiva de cada um dos dedicados funcionários públicos que exercem
suas funções por amor a essa Terra.
Mesmo diante das graves dificuldades financeiras, impostas pela
economia nacional que tem reduzido os repasses à Prefeitura, temos
garantido seus direitos, pagando em dia seus salários, ampliando
conquistas e valorizando seu trabalho.
Temos muito o que fazer em seu beneficio e vamos fazer, com muita
luta e união, para que todos nós possamos comemorar com mais
trabalho e novas conquistas.

Fica aqui o nosso muito obrigado! E parabéns pelo seu dia!!!

Roda de Conversa da Atenção Básica

Nesta terça-feira (27-10) aconteceu um encontro com todos os profissionais que compõem a Atenção Básica no município de Maracás, em discussão sobre a implantação do Serviço de Acolhimento com Classificação de Risco nas Unidades Básicas de Saúde,onde foram apresentados os dados iniciais sobre os resultados da implantação do ACCR no Hospital Municipal Dr. Álvaro Bezerra, o qual está completando 3 meses de execução. São três meses de um serviço que já se mostra indispensável para garantia de um atendimento humanizado e em consonância com os princípios do SUS. O momento foi de aprendizado, de recebimento de críticas e sugestões para que continuemos buscando o aperfeiçoamento e que dessa forma consigamos promover uma assistência cada vez mais qualificada e que corresponda às necessidades e expectativas da nossa população.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Final Campeonato Do Campo Do Barauna Campeão 2015

Equipe da Festa das Flores
O Campeonato do Campo do Baraúna chegou ao final neste domingo (25-10), o jogo final ficou entre as equipes Associação Ayrton Sena e Festa das Flores, neste jogo a equipe da Festa das Flores levou a melhor e consagrou-se campeã. Um grande público de amantes do futebol esteve presente no jogo da final, inclusive o prefeito Paulo dos Anjos também marcou presença no evento esportivo.

Terceira noite literária do Projeto 2 Dedos de Prosa e 1/2 Dúzia de Versos


Aconteceu no último sábado (24-10), a Terceira noite literária do Projeto 2 Dedos de Prosa e 1/2 Dúzia de Versos. O evento contou com a presença do poeta Florisvaldo Mattos da cidade de Salvador, do recital poético com o Grupo Concriz e teve o momento musical com Fernando Macedo (Fêu). Este Projeto conta com financeiro da FUNCEB, Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, SEFAZ e Governo do Estado da Bahia. SEMEC e Prefeitura Municipal de Maracás.
Grupo Concriz

IEM realiza Noite Cultural

O Instituto de Educação de Maracás (IEM), realizou um grande evento na noite de quinta-feira (22-10), o evento aconteceu no Auditório Municipal Ivonete Dias e contou com a presença de centenas de alunos da própria Escola, bem como de outras e da comunidade. Com o tema diversidade cultural teve muita música ao vivo, danças e apresentações culturais.

Prefeito visita obras em Maracás

Reforma da CIA Independente da PM
Na última quinta-feira (22-10), o Prefeito Paulo dos Anjos, foi conferir de perto como está o andamento de alguma obras de grande importância para a sede do município. As obras visitadas pelo Prefeito foram as seguintes: Construção de uma Creche que funcionará em período integral, construção da quadra de esportes e reforma do CEVLAM, construção de uma sede para o Retran, obras da Baixinha da Sorte e reforma do prédio onde funcionará o CIA Independente da PM. Estas são apenas algumas das principais obras que estão em andamento na sede do município. A expectativa é de que algumas obras sejam concluídas e inauguradas ainda este ano com a presença do governador Rui Costa.
Obras da Creche

Construção da Sede do Retran
Obras do CEVLAM
Obras da Baixinha da Sorte

sábado, 24 de outubro de 2015

Projeto de elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do Rio Jiquiriçá

RESOLUÇÃO Nº 017 DE 01 DE OUTUBRO DE 2015 - A Câmara de Compensação Ambiental, no uso de suas atribuições, considerando as disposições da Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000 (SNUC), dos Decretos Federais nº 4.340, de 22 de agosto de 2002 e nº 6.848, de 14 de maio de 2009, e da Resolução CONAMA nº 371, de 05 de abril de 2006, bem como das Leis Estaduais nº 10.431 de 20 de dezembro de 2006 e nº 12.212, de 04 de maio de 2011, e do Decreto Estadual nº 14.024, de 06 de junho de 2012, RESOLVE:

Art. 1º Aprovar a proposição de destinação, no que se refere à aplicação no Projeto de elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do Rio Jiquiriçá.

Parágrafo único. A referida proposição contempla a aplicação dos recursos da Compensação Ambiental do empreendimento designado “Lavra Beneficiamento do Minério Vanadífero”, conforme Termo de Compromisso de Compensação Ambiental - TCCA nº 001/2014, publicado no Diário Oficial do Estado em 17 e 18/05/2014.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Salvador, 01 de outubro de 2015.

EUGÊNIO SPENGLER
Presidente da Câmara de Compensação Ambiental

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Mensagem aos Professores

Ser professor é...
Ser professor é professar a fé
e a certeza de que tudo terá valido a pena
se o aluno se sentir feliz pelo que aprendeu
com você e pelo que ele lhe ensinou...

É consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula,
que mesmo ocorrendo todos os dias,
é sempre única e original...

Ser professor é entrar cansado numa
sala de aula e, diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura
maravilhosa de ensinar e aprender...


Importando-se com o outro
numa dimensão de quem cultiva
uma planta muito rara que necessita
de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de
"sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe
com seus próprios pés no caminho

da construção de seus sonhos

Parabéns Professor!



Essa é uma homenagem da Secretaria Municipal de Educação e do prefeito Paulo dos Anjos

Dia das Crianças foi comemorado com musical infantil

As crianças das Creches públicas de Maracás se divertiram bastante no Ginásio de Esportes de Maracás com a apresentação do musical infantil que encantou "os baixinhos", com muita musica e alegria. O musical se apresentou para as turmas da manhã e tarde para que todos tivessem acesso ao espetáculo. Personagens como a Galinha Pintadinha, Dora a Aventureira e Peppa Pig arrancaram muitas gargalhas e proporcionou alegria geral em ambas apresentações. O Evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação.
O Prefeito Paulo dos Anjos também esteve presente no Evento das Crianças

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Comunicado

A Equipe de Saúde da Família Nair Morbeck avisa a sua comunidade que nos dias 08 e 09 de outubro, estarão atualizando e fazendo Cartão do SUS na Secretaria Municipal de Saúde, setor de marcação de exames. A atualização e confecção do Cartão do SUS é de suma importância, já que os atendimentos na Unidade de Saúde da Família só serão realizados com a apresentação do referido Cartão e após cadastramento da família pelo Agente Comunitário de Saúde.

Outubro Rosa no PSF do Maracaizinho

Secretaria Municipal de Saúde promove atividades com o tema Outubro Rosa no PSF do Maracaizinho e leva alegria e diversão aos moradores do bairro com brincadeiras como torta na cara dentre outras.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa:

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.
Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.
Os eixos da campanha são:
  • Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
  • Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Biblioteca de Maracás é vencedora de edital e ganha novo "Cantinho da Leitura"

A Biblioteca Luis Eduardo Magalhães participou do Prêmio Boas Práticas e Inovação em Biblioteca Publicas, o objetivo deste edital era premiar e fomentar iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras que venham a ser aplicadas em Bibliotecas Publicas (municipais e estaduais), a fim de promover ações em andamento voltadas para a qualificação dos serviços oferecidos e a sustentabilidade desses equipamentos culturais, bem como para a difusão e compartilhamento das metodologias e das iniciativas premiadas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Publicas (SNBP). Foram oferecidos 52 Projetos, apenas duas cidades da Bahia foram contempladas: Maracás e Serrolândia. Parabéns a bibliotecária Claudia Spinola e toda equipe da Biblioteca Luis Eduardo, pela conquista. Quem também foi muito beneficiada foi a comunidade maracaense. 

IV Feira de Ciências do Edivaldo Boaventura

O Colégio Edivaldo Boaventura realizou neste inicio de semana a IV Feira de Ciências. O evento foi realizado por professores e alunos que se dedicaram ao máximo para criar várias maquetes e experiências para apresentar ao publico visitante e também apresentações culturais como: dança, peças teatrais e shows musicais, todas estas tiveram começaram por volta das 19:00 de segunda-feira e teve continuação a partir das 8:30 da manhã desta terça-feira. O tema base do evento foi água e suas formas de preserva-las e reaproveita-las através de sistemas de tratamento, porém vários outras experiências com outras temas também foram apresentadas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Resultado da votação do Conselho Tutelar 2015

Após alguns dias de campanha os dez candidatos que concorreram as cinco vagas para o Conselho Tutelar de Maracás levaram a campanha a sério e fizeram um bom trabalho de divulgação com santinhos, carro de som nas ruas e os pedidos boca a boca. Pois bem, ontem (domingo 04/14), a votação aconteceu das 08:00h às 17:00h na Escola Otávio Mangabeira e após a apuração dos votos o resultado final dos cinco mais votados e eleitos foi a seguinte:
1 Alex Gomes =1204;
2 Norma Brito = 1190;
3 Augusto Cesar = 757; 
4 Fernanda Duarte = 662
e 5 Karina Pereira = 616

Entrega de casas do Programa Federal de Habitação Minha Casa Minha Vida II

Na última sexta-feira, dia 02 de outubro do corrente ano, a Prefeitura Municipal de Maracás juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social entregou três unidades habitacionais do Programa Federal de Habitação Minha Casa Minha Vida II, Unidades Isoladas. As famílias beneficiárias encontravam-se em situação de risco e vulnerabilidade, e agora poderão usufruir de uma melhor qualidade de vida com moradia digna. Na sequência serão entregues mais 9 residências que estão em processo de conclusão.
Entrega da casa 1
 Entrega da casa 2
 Entrega da casa 3