terça-feira, 28 de julho de 2015

Prefeito de Maracás participa de audiência com o Governador Rui Costa

Na manhã desta segunda-feira 27-07, o Prefeito Paulo dos Anjos participou de uma audiência com o Governador Rui Costa, e levou algumas reivindicações em prol da população maracaense tais como: a pavimentação asfáltica da estrada que liga a BA 250 ao povoado de Porto Alegre passando pela Mina do Vanádio e também fez pedido de um Projeto Educacional para Porto Alegre, onde seria utilizada as instalações do antigo alojamento do Vanádio para sediar o Projeto. Na audiência o Prefeito de Maracás conseguiu com o Governador a permanência na cidade de um rolo compressor de propriedade do Estado, este rolo tem sido utilizado na manutenção e pavimentação de Ruas e estradas do município. Quem também esteve presente no encontro foi ex-prefeito de Maracás Nelson Portela.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

I Semana de Conscientização da coleta seletiva

A Prefeitura Municipal de Maracás através da Secretaria Municipal de Agricultura e Municipal de Maracás em parceria com a Vanádio de Maracás convidam a comunidade maracaense para a I Semana de Conscientização da coleta seletiva, que acontecerá nos dias:
28/7 das 15 às 17h na creche do maracaezinho
29/07 das 15 às 17h no clube 13 de maio
30/07 das 15 às 17h na creche do Irmã Dulce

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Convite - X Conferência Municipal de Assistência Social


Feira de Saúde será realizada em Capivras dia 31 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde de Maracás realizará a primeira Feira de Saúde do Projeto Saúde Mais Perto de Você - Saúde no Campo, no povoado de Capivaras sexta-feira dia 31 de julho, a partir das 08:00h. na Escola Antonio Dias de Novaes, onde serão realizados os seguintes atendimentos: escovação e aplicação de flúor em crianças; preventivo; coleta de PSA; atividades educativas; atendimento médico; peso do bolsa família e vacinação.

Eleição do Conselho Tutelar 2015 em Maracás

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Maracás, juntamente com a comissão de eleição do Conselho Tutelar, 2015, informa que estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho tutelar de Maracás. As inscrições vão até o dia 24 de julho (próxima sexta-feira). Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h. de segunda à sexta-feira. A inscrição é gratuita.

Obs. É importante que pretendentes à eleição não deixem para se inscrever nos últimos dias, pois, existem alguns documentos constantes no edital e na errata do mesmo que exigem firma reconhecida em cartório. No ato da inscrição os pretendentes receberão melhores informações sobre esses procedimentos.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado, Dengue, Zika e Chikungunya

A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado, Dengue, Zika e Chikungunya. E também com a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda.

As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou seu primo, o aedes albopictus. Há relatos na literatura de transmissão sexual e perinatal, no entanto não há comprovação destas vias de transmissão na realidade vivenciada pelo estado da Bahia até o momento.

A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.
No levantamento dos dados de epidemiologia do município de Maracás/BA neste ano de 2015, temos notificados com casos suspeitos de Dengue 86 casos, destes 06 confirmados  laboratorialmente e 17 descartados laboratorialmente; 10 confirmados pelo critério clínico epidemiológico e 16 descartados pelo critério clínico epidemiológico. Outros casos ainda estão em investigação. Foi notificado 01 suspeita de Chikungunya e 19 casos suspeitos de Zika vírus, todos em avaliação no laboratório de referência do estado (LACEN/BA).

Durante este período desenvolvemos bloqueios com bomba UBV portátil nas ruas com mais de 01 caso suspeito para Dengue e Zika Vírus e para cada caso suspeito de Chikungunya, totalizando 09 bloqueios realizados. Os Agentes de Endemias de combate a Dengue estão desenvolvendo ações de rotina de educação em saúde, eliminação de focos potenciais do mosquito vetor da Dengue (Aedes aegypti) e tratamento dos focos identificados com larvicidas. 

Secretaria de Saúde de Maracás alerta para sobre acidentes com animais peçonhentos


Após receber comunicado oficial da Secretaria Estadual de Saúde informando que os estoques de soro do Estado da Bahia para tratamentos de acidentes com animais peçonhentos estão reduzidos, a Prefeitura de Maracás/BA por meio da Secretaria Municipal de Saúde intensifica a campanha de prevenção.
As ações da Superintendência de Vigilância em Saúde começam neste mês de julho com a distribuição de panfletos informativos sobre a prevenção de acidentes com Animais Peçonhentos. O comunicado que recebermos agora serviu de alerta porque, assim como o Estado, o município não conta com estoque de soro. A prevenção é a solução imediata porque estamos no período de chuvas e de calor, altura em que os animais saem de onde se alojam e podem entrar em contato com o Homem.
Os animais peçonhentos são aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Na nossa região as cobras venenosas mais comuns são Cobra Patrona, Cascavel, Coral, Jaracuçu e Jararaca, assim como a aranha marrom e o escorpião amarelo. Notificamos no município de Maracás vários acidentes com animais peçonhentos, em 2013 foram 64 casos em 2014 foram 71 e neste ano, até agora, 51 casos. Houve uma considerável redução, apesar de que o ano ainda não acabou. Precisamos contar com a atenção de todos para reduzirmos mais os acidentes, adverte.

 Prevenir, diminuir e eliminar agravos à Saúde
A secretária de Maracás/BA esclarece que o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde, ofício circular CIAVE n° 76/2015 de 29.05.2015 sobre problemas de abastecimento de soros antipeçonhentos de acordo com o Ministério da Saúde (comunicado n°169/2015) “os contratos com os laboratórios oficiais para aquisição de soros para o ano de 2015 ainda estão em fase de finalização”. Portanto, caso aconteçam acidentes no município de Maracás/BA, os casos que necessitem de soroterapia serão atendidos mediante disponibilidade de estoque no Hospital Municipal Dr. Álvaro Bezerra em Maracás e caso haja ausência dos soros nesta instituição os pacientes serão encaminhados ao Hospital Geral Prado Valadares em Jequié. Decidimos convocar a imprensa para que a divulgação da campanha de prevenção alcance maior número de pessoas. Pedimos a colaboração de todas as pessoas para que redobrem os cuidados prevenindo acidentes.
Redobremos a atenção. 
Cuidados para prevenção
• Não pisotear ou encurralá-lo animais peçonhentos;
• Não provocar queimadas nos entulhos de um terreno;
• Controlar a quantidade de baratas, moscas e pequenos roedores, propícios alimentos dos animais peçonhentos;
• Alertar as crianças, idosos ou pessoas com o organismo debilitado pois estão mais propensas a casos de acidentes com animais peçonhentos e a agravamento do quadro clínico


O que fazer em caso de acidentes

• Manter a pessoa calma, e se a picada acontecer na perna ou no braço, mantê-los em posição mais elevada que o corpo;
• Manter a vítima deitada, evitando que ela se movimente, para não favorecer a absorção do veneno;
• Lavar o local da picada com água e sabão;
• Não fazer torniquete, que impede a circulação do sangue, podendo causar uma necrose;
• Não queimar, furar, cortar ou espremer o local da picada; procurar, o mais rápido possível, o atendimento médico e, se possível, identificar o animal agressor, para facilitar o diagnóstico.
• É importante, também, não dar à vítima cachaça, querosene ou fumo, como sugerem algumas pessoas, nestas situações.

 Soros de Cobra
·         Antibotrópico = contra acidentes de jararacas
·         Anticrotálico = contra acidentes de cascavel
·         Antilaquético = contra acidentes de surucucu
·         Antielapídido = contra acidentes de cobra-coral
·         Anticrotálico-botrópico = contra acidentes com cascavéis e jararacas
·         Antibotrópico-laquético = contra acidentes com jararacas e surucucus

Soros de Escorpião
  • Antiescorpiônico = acidentes causados por escorpiões do gênero Tityus
  • Soro antiaracnídeo = acidentes por armadeira, aranha-marrom e escorpiões.

Soros de aranhas
  • Antiaracnídico = acidentes por armadeira, aranha-marrom
  • Antiloxoscélico = acidentes causados por aranha-marrom

Soros de Largatas

  • Antilonômico = acidentes por lagartas do gênero Lonomia, conhecida também por largatas de fogo ou oruga, são larvas das mariposas.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Festa de São Pedro é realizada em Caldeirão dos Mirandas

No último sábado dia 18 julho realizada a 16ª Festa de São Pedro em Caldeirão dos Mirandas. Essa é uma Festa de Tradição naquele povoado e atrai pessoas de povoados e cidades vizinhas. Este ano se apresentaram as bandas: Melodia do Forró, Garotos da Vaqueja e D'àvila da Bahia, que fizeram grandes shows para o público presente. Essa festa é realizada pela Prefeitura Municipal de Maracás, e contou com a presença do Prefeito Paulo dos Anjos e do vereador Zito da Cachoeirinha que também é um grande incentivador do evento.

II Jornada do Semiárido Sustentável é realizada em Manoel Vitorino

O Prefeito de Maracás: Paulo dos Anjos, o Prefeito de Itagi: Railton Oliveira,  o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Maracás: José Ângelo, Alunos da Escola Edílson Freire e o Grupo Concriz estiveram presentes no evento.
“Criando redes para a emancipação da família no Semiárido”, com esse tema está sendo realizada a II Jornada do Semiárido Sustentável, no período de 16 a 18 de julho, no Centro de Referência, Integração e Afirmação da Região Semiárida (CRIAR), localizado no Povoado de Pombas, Distrito de Catingal, município de Manoel Vitorino, Território Médio Rio de Contas.

A abertura do evento, que contou com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento da Bahia, João Leão, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira e do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, teve entre os objetivos incentivar a integração sociocultural e a troca de experiências entre os produtores rurais.
Promover a integração entre o saber científico e o popular, além de apresentar casos de sucesso que possam estimular o espírito do cooperativismo e a troca de experiência produtiva comercial e cultural entre os produtores rurais, também estão entre as finalidades do encontro, que contou com uma programação rica em palestras, oficinas, eventos culturais, gincanas, entretenimento e mostra de produtos regionais, entre outras atrações.

O vice-governador, João Leão, falou de experiências de sucesso e contou um pouco da sua própria história de vida, destacando a importância de buscar investimento em instituições financeiras para os empreendimentos e da necessidade de capacitação para os empreendedores. “Vamos fazer um grande mutirão de desenvolvimento e, para que isso aconteça, contamos com a parceria de universidades, instituições financeiras, escolas técnicas e outras entidades comprometidas com o desenvolvimento da Bahia”.

Jerônimo Rodrigues, titular da SDR, afirmou que momentos como esse são importantes para discutir e gerenciar questões fundamentais para o desenvolvimento dos municípios e dos territórios baianos, ouvindo e discutindo as demandas e dando vez e voz a todos aqueles que necessitam dessa oportunidade e de terem seus direitos garantidos. “Antes de tudo é preciso planejar e o governo, vem planejando e executando ações como a implantação de agroindústrias, que beneficiam os produtos da agricultura familiar e agregam valor a essa produção, gerando renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
Alunos do Edílson Freire com o Dep. Eduardo Salles
De acordo com o diretor da CAR, Wilson Dias, o governo, através da CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), vem atuando em empreendimentos como o do CRIAR e vem beneficiando a população da região com diversas ações a exemplo do apoio à caprinocultura, com o melhoramento genético, a perfuração e instalação de poços com adutoras e sistemas simplificados de água para a dessedentação animal. “As entidades da agricultura familiar devem qualificar ainda mais as demandas para que o governo tenha ofertas ainda mais qualificadas, que atendam às necessidades dos agricultores e possamos trabalhar juntos por um Semiárido mais sustentável”.

A jornada, que contou com o apoio do poder público e privado, além de prefeituras da região, está sendo realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (IDAN), União das Associações do Médio Rio de Contas (UAMERC), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de União Rio de Contas (UNIRIO), Território de Identidade Médio Rio de Contas (TIMRC), FAEB/SENAR, Sebrae, BNB, Governo do Estado da Bahia e Prefeituras dos municípios de Barra da Estiva, Caetanos, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Maracás, Manoel Vitorino e Mirante.
Entre os presentes estavam parlamentares, representantes de instituições financeiras, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), da CERB, Sebrae, FAEB/SENAR, e do Território de Identidade Médio Rio de Contas, entre outras entidades e órgãos do poder público estadual e municipal. (Fonte: SDR.)

Rua está sendo pavimenta em Porto Alegre

No da tarde do último sábado 18-06, nossa equipe esteve presente no povoado de Porto Alegre para conferir de perto a obra de pavimentação de uma Rua neste povoado, trata-se de uma Rua bastante movimentada onde funciona o Posto de Saúde e também dá acesso a Creche do povoado e ao Rio de Contas. A obra está sendo realizada com o apoio Prefeitura Municipal de Maracás e com recursos da Câmara Municipal de Vereadores, através da Presidente Noélia e apoio dos demais vereadores. O Prefeito Paulo dos Anjos também esteve presente no povoado e quando questionado sobre a pavimentação de outras Ruas, disse que futuramente pretende fazer a pavimentação asfáltica em outras Ruas inclusive na entrada do povoado.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Final do Campeonato Municipal 2ª Divisão - Contanjos Campeão

Grupo Contanjos - Campeão 2015
A final do Campeonato Municipal 2015 segunda divisão foi realizada na manhã deste domingo 12-07, no Estádio Municipal e título do Municipal ficou com a equipe do Grupo Contanjos que venceu o Edivaldo Boaventura por 2 à 1. O Campeonato que foi realizado pela Prefeitura de Maracás chegou ao fim de maneira muito positiva para o esporte da cidade que todos os domingos atraia muita gente ao Estádio para assistir aos jogos. O Prefeito Paulo dos Anjos esteve presente na final e fez a entrega das medalhas para atletas de ambas as equipes e o troféu para o equipe campeã.
Prefeito Paulo dos Anjos entregando o troféu de Campeão
Edivaldo Boaventura - Vice Campeão

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Aula inaugural do Curso Pré-Vestibular 2015

Aconteceu na noite desta segunda-feira 07-07, a aula inaugural do Curso Pré-Vestibular do Programa Universidade Para Todos, o evento aconteceu às 19:30h no Auditório Municipal Ivonete Dias, onde os professores foram apresentados aos alunos que participarão do cursinho. A Secretária de Educação, Ana Maria da Fonseca também esteve presente e deu as boas vindas tanto aos alunos, como também para os professores.

Obra de pavimentação da Rua Osvaldo Portela é reiniciada

A obra de pavimentação da Rua Osvaldo Portela foi  reiniciada nesta segunda-feira 06-07, e nossa equipe esteve no local para conferir os trabalhos que foram retomados após um longo período parado. Os moradores disseram estar satisfeitos com a retomada dos trabalhos e que ficarão mais felizes ainda assim  que a pavimentação for concluída e também esperam que os trabalhos não sejam mais interrompidos.

Semi-Final do Campeonato Municipal 2ª Divisão

A semi-final do Campeonato Municipal de Futebol 2015 foi realizada neste domingo 05-07 no Estádio Municipal Delcker Rodrigues de Melo, onde aconteceram dois jogos com os seguintes resultados: 1º jogo Colégio Edivaldo Boaventura 1 X 1 Juventos, como o Edivaldo jogava pelo empate ficou aguardando o resultado do 2º jogo para saber que seria adversário na final. Pois bem, no segundo jogo tivemos Colorado 0 X 1 Grupo Contanjos. Com isso teremos no próximo domingo dia 12 de julho a grande final da segunda divisão entre C.E. Edivaldo Boaventura X G. Contanjos.

Agentes Comunitários de Saúde participam de curso de formação

O Curso de Formação em Saúde Mental que foi realizado no dia 30 de junho para os Agentes Comunitários de Saúde visa capacitar e certificar esses profissionais que atuam na saúde da família, de modo a qualificar sua atuação profissional, fortalecê-los enquanto categoria profissional e potencializar o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

Feira de Saúde é realizada no povoado da Moenda

A Secretaria Municipal de Saúde de Maracás realizou a primeira Feira de Saúde do Projeto Saúde Mais Perto de Você - Saúde no Campo, no povoado da Moenda na segunda-feira dia , onde foram realizados os seguintes atendimentos: escovação e aplicação de flúor em crianças; preventivo; coleta de PSA; atividades educativas; atendimento médico; peso do bolsa família e vacinação. A próxima edição do Projeto está prevista para o povoado de Capivaras, em breve divulgaremos a data.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Inicio das aulas do Curso Pré-Vestibular 2015

Atenção alunos interessados no Curso Pré-Vestibular do Programa Universidade Para todos, informamos que a aula inaugural acontecerá na próxima segunda-feira de 06 de julho no Auditório Municipal Ivonete Dias às 19:30h.