terça-feira, 30 de junho de 2015

Sistema de nota fiscal eletrônica está sendo implantado em Maracás

A Secretária de Finanças de Maracás se reuniu com contadores e empresários da cidade de Maracás na noite desta segunda-feira 29-06, no Auditório da Pousada Menina Bonita, afim de passar informações sobre o novo sistema de emissão de notas fiscais no município que passará a emitir notas eletrônicas. Na reunião estiveram presentes representantes das contabilidades de Maracás para conhecerem como funciona a plataforma do sistema que é on-line e funciona via computador e como fazer os cadastros das empresas para que possam emitir as novas notas fiscais e também como fazer os cadastros. O novo sistema já foi implantado e as empresas terão um prazo que deverá ser de 60 à 120 dias para se adequarem ao novo modelo de emissão de notas, após este prazo os antigos talões não terão mais validade e deverão ser devolvidos à Secretaria de Finanças. Contadores e empresários que estavam presentes ficaram animados com a novidade e disseram que isso faz parte da evolução tecnológica que tem por objetivo facilitar as atividades do dia a dia.

Escola é inaugurada no povoado da Moenda em Maracás

Na manhã deste domingo 28-06 foi inaugurada uma nova unidade escolar no povoado da Moenda. A comunidade local compareceu em grande número para conhecer o novo ambiente de estudo de seus filhos, mas quem ficou mais feliz mesmo foram os alunos que ganharam uma Escola nova para que possam passar pelo processo de alfabetização e dar inicio aos primeiros anos de estudos. 
O Prefeito Paulo dos Anjos esteve presente na inauguração e fez um discurso falando da importância que a educação tem para o desenvolvimento do ser humano e do país, o Prefeito falou ainda dos investimentos que a Prefeitura tem feito na área da educação e esportes com a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas na sede e zona rural do município. 
Também estiveram presentes os Secretários: de Infraestrutura: Emanuel Santana; finanças: Vilma Alves; Saúde: Ilze Novaes e a Secretária de Educação: Ana Maria da Fonseca e equipe da Secretaria de Educação. A vereadora Noélia de Damião também esteve presente na inauguração.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Brincadeiras Juninas

Lopo após o Casamento Matuto deu-se inicio as tradicionais Brincadeiras Juninas na Praça do Forró, durante as brincadeiras muitas crianças se divertiram com o quebra pote, corrida com ovo na colher, corrida no saco e dança da laranja. Alguns turistas adultos também foram convidados a participar das brincadeiras. As brincadeiras também fazem parte do São João de Maracás.

Casamento Matuto 2015

No último dia do São João Quente na Terra do Frio a diversão tomou das ruas e avenidas da cidade com o maior teatro ambulante do mundo que é o Casamento Matuto, esta brincadeira é aberta para todos e para participar é necessário está disposto a se divertir em passeio muito inusitado que sai pelas ruas levando alegria por onde passa, durante o percusso tudo pode acontecer, nem as pessoas e os veículos que estão passando nas ruas escapam e acabam tornando-se figurinistas do teatro animado. 
Ao fim do percurso os participantes são recepcionados pela comunidade que os esperá no grande arraiá (Praça do Forró) para então realizar a cerimonia de casamento e é aí confusão aumenta ainda mais até que finalmente o matrimonio é oficializado. Após o casamento oficializado é hora de comemorar e uma grande quadrilha improvisada que alguns chamam de Quadrilha Maluca toma conta do Arraiá e todos podem entrar na grande rodada e dançar até o fim da festa.
Tudo isso acontece porque uma moça da roça, dessas bem espertas engravida e seus resolvem casa-la o mais rápido possível, é aí que um matuto entra em cena para casar-se com a moça por bem ou por mal. Mesmo sendo um matuto o rapaz tenta fugir a todo custo, neste momento um delegado muito atrapalhado juntamento com os capangas do pai da noiva e alguns convidados fazem de tudo para segurar o noivo fujão que a qualquer vacilo dá um jeito de fugir. É tudo muito divertido e os turistas ficam encantados com a encenação que tem a duração de mais de duas horas.

Arraiá do Jiquiriçá

O Arraiá do Jiquiriçá realizou a tradicional quadrilha da Amélia Mariniello na tarde do dia 23 e reuniu centenas de pessoas que foram prestigiar a cultura junina com muita animação. Além da quadrilha também teve brincadeiras para as crianças presentes no evento. 

4ª noite do São João de Maracás

Banda Discarada no palco
O penúltimo dia do São João de Maracás foi realizado com sucesso, ao som de grandes atrações. E as bandas Caxangá e Discarada lotaram a Praça do Forró com muitas músicas que agradaram a todos. A banda Caxangá se apresentou com um repertório tradicional, já a Discarada fez um show bem eclético tocando de tudo um pouco, desde o tradicional aos mais novos sucessos na pegado do forró. Na abertura da noite teve a banda Xote Neu e o encerramento ficou com o Forró de Maré.

terça-feira, 23 de junho de 2015

3ª noite do São João Quente na Terra do Frio

Pisada Forrozeira no palco
A terceira noite do São João Quente na Terra do Frio começou debaixo de muito frio e mais uma belissima apresentação da quadrilha Família Flor do Cangaço que reuniu um grande público logo no inicio da noite. No quadro de bandas tivemos Feliciano e o Forrozão Sertanejo com a primeira apresentação musical em seguida o forrozeiro Flávio Santos deu um show de forró com grandes sucessos. A banda Pisada Forrozeira subiu ao palco pouco mais da meia noite e também fez um grande show no São João de Maracás com os vocalistas Claudiney e Juliana, o encerramento ficou por conta de Tomadeirada que assumiu o palco do forró por volta das três horas da manhã e animou um grande público que se fez presente até o último momento.
Quadrilha Família Flor do Cangaço
Público da terceira noite

Melhores momentos do São João Quente na Terra do Frio


Por CarloMagnum filmes.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

2ª noite de São João em Maracás bate record de público ao som do Mastruz com Leite

O segundo dia de festa no São joão de Maracás aconteceu com grande sucesso e foi tudo perfeito. A animação começou à tarde no Bloco fechado Forró Filé com um grande público ao som de Tomadeirada, Cacau com Leite e Me Leva. Já à noite o na Praça o forró começou às 22:00h com o cantor Gilsan que fez a abertura da segunda noite, em seguida foi a vez de uma das melhores bandas de forró do Brasil: Mastruz com Leite subir ao palco para realizar um grande show no período em que comemora 25 anos de sucesso, o bom forró do Mastruz fez a Praça ficar pequena para milhares de forrozeiros da região, do Brasil e do mundo que veio curtir o São João Quente na Terra do Frio. Apesar do frio e a forte neblina que caiu durante à tarde e à noite o calor humano prevaleceu no circuito. A banda Portal da Bahia encerrou a noite com muito forró.

domingo, 21 de junho de 2015

Começou o São João em Maracás

Garotos da Vaquejada na abertura do São João 2015 em Maracás
Os festejos juninos na Praça do Forró começaram na noite deste sábado dia 20 de junho com as bandas pratas da casa e reuniu um grande número de foliões que aproveitaram a primeira noite com muito forró ao som das bandas: Garotos da Vaquejada, Banda Lua de Mel e Periquito do Forró. A festa aconteceu até o dia clarear o garantiu a diversão de muita gente da cidade, da região e de outros estados e países que vieram curtir o tradicional São João Quente na Terra do Frio - em Maracás que vai até o dia 24 de junho. Para o segundo dia festas à tarde termos o Bloco fechado: Forró Filé e à noite a atração principal será a Banda de forró Mastruz com Leite que promete levar à Praça um dos maiores públicos deste ano.
Público
Visitante Clóvis, Prefeito Paulo dos Anjos, Major Fabrício e Capitão Renner

Major Fabrício se reúne com comerciantes de Maracás e prefeitos da região


Na noite da última quinta-feira (18-06), o Major Fabrício Comandante Policia Militar de Maracás, 93º CIA Independente, juntamente com o Sub-Comandante, Capitão Renner, se reuniu com comerciantes e empresários da cidade de Maracás e também com os prefeitos de Maracás: Paulo dos Anjos, Planaltino: Carlinhos e Iramaia: Dodinha. Na reunião foram discutidos assuntos sobre a segurança da reunião bem como uma parceria entre os presentes afim de levantar fundos para concluir a reforma do prédio que abrigará a CIA Independente. A reunião foi muito positiva e conseguiu um valor significativo para o inicio das obras.

Audiência Pública do PME é realizada em Maracás

Foi realizada no Auditório Municipal Ivonete Dias em Maracás a Audiência Publica do Plano Municipal de Educação (PME), na última sexta-feira (19-06), onde foi avaliado, discutido e validado o texto base do PME para os próximos 10 anos no município de Maracás. Compareceram na Audiência a Secretária de Educação Ana Maria da Fonseca, membros e representantes de outras secretarias, representante do Legislativo e também membros da comunidade. O PME agora será encaminhado para votação na Câmara Municipal de Vereadores para que seja aprovado e posto em prática.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

São João de Maracás, veja como está ficando a Praça do Forró

Há apenas dois dias para o inicio de mais um São João Quente na Terra do Frio a Praça do Forró está recebendo os detalhes finais para receber milhares de pessoas que passarão entre os dias 20 e 24 de junho. Desde o inicio da semana algumas barracas já ficaram prontas e já estão funcionando e recebendo os primeiros visitantes, todas as noites várias pessoas tem aproveitado para se encontrar na Praça do Forró e apreciar as delicias tipicas do São João como licor, quentão, caldos, amendoim e outras delicias da cultura nordestina.

Secretaria de Assistência Social encerra atividades do primeiro semestre

A Secretaria de Assistência Social encerrou nesta quarta-feira 17-06 as atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência com as crianças e adolescentes dos Projetos Sociais pela manhã e à tarde aconteceu o tradicional Forró do Idoso que é realizado para as pessoas da terceira idade. Na festividade de encerramento teve muitas brincadeiras, comidas e bebidas tipicas, muita dança e alegria.

Prefeitura Municipal de Maracás antecipa 1ª parcela do 13º salário

Os funcionários da Prefeitura Municipal de Maracás receberam nesta quinta-feira 18-06 a 1ª parcela do 13º salário, essa parcela equivale a 50% do 13º, a outra metade será paga no mês de dezembro. O objetivo da antecipação desse pagamento é para que os funcionários tenham um dinheiro extra para gastar nos meses festivos: São João e Natal e assim também aquecer as vendas no comércio local.

3ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Maracás

Foi realizada durante todo o dia desta quarta-feira 17-06, a 3ª Conferência Municipal de Saúde em Maracás. A Conferencia aconteceu no Auditório Municipal Ivonete Dias e contou com a presença de profissionais da área de saúde de Maracás. Essas Conferências tem por objetivo a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional, com o intuito de buscar a melhoria da saúde da população. A conferencia teve inicio oficialmente às 09:30h e terminou às 17:30h e teve palestras, grupos de discussão, plenária e eleição dos delegados.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

CONVITE - Audiência Pública do PME dia 19 de junho


Campeonato Municipal 2015 - Porto Alegre vence e fica com o título

O Estádio Municipal Delcker Rodrigues de Melo foi o palco de mais uma grande final do Campeonato Municipal edição 2015. No confronto final valendo o título do Municipal 2015 a equipe de Porto Alegre venceu o São Raimundo por 2 X 0. Em uma tarde marcante com o Estádio lotado, mais uma vez a torcida mostrou o quanto prestigia os jogos realizados no Estádio. O Prefeito Paulo dos Anjos que acompanhou o Campeonato desde o inicio  também esteve presente na final inclusive na entrega dos prêmios. Porto Alegre além de levar o troféu de Campeão, levou a quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), já o São Raimundo levou o troféu de vice e R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Abaixo fotos da entrega dos prêmios ao time de Porto Alegre.

sábado, 13 de junho de 2015

Grande final do Campeonato Municipal 1ª Divisão neste domingo

Acontecerá neste domingo 14-06, a grande final do Campeonato Municipal de Futebol 2015. A decisão está marcada para 14:30h no Estádio Municipal e o último jogo para definir quem será o campeão 2015 será entre São Raimundo X Porto Alegre, este jogo promete fortes emoções. Ao término do jogo será sorteada um bicicleta para os torcedores presentes.
Pela manhã teremos mais uma rodada da 2ª divisão com os seguintes jogos: 08:00h Pé de Serra X Colorado e às 10:00h Esporte Modelo X Grupo Contanjos.

Feira de Saúde é realizada no povoado da Água Verde

Equipe da Secretaria de Saúde no povoado da Água Verde
A Secretaria Municipal de Saúde de Maracás realizou a primeira Feira de Saúde do Projeto Saúde Mais Perto de Você - Saúde no Campo, no povoado da Água Verde nesta sexta-feira 11-06, onde foram realizados os seguintes atendimentos: escovação e aplicação de flúor em crianças; preventivo; coleta de PSA; atividades educativas; atendimento médico; peso do bolsa família e vacinação. A próxima edição do Projeto está prevista para o dia 29-06 no povoado da Moenda.