quarta-feira, 27 de novembro de 2013

II Feira de Saúde da Fundação José Silveira é realizada em Maracás

Foi realizada na Praça Ruy Barbosa em Maracás, a II Feira de Saúde da Fundação José Silveira. A Feira aconteceu na segunda e terça (25 e 26 de novembro), e atendeu aproximadamente 700 pessoas nos dois dias, onde foram oferecidos os seguintes exames: FEITOS EXAMES NA ÁREA DE GINECOLOGIA / CLÍNICA MÉDICA
ODONTOLOGIA E NUTRIÇÃO // A POPULAÇÃO AINDA PODERÁ FAZER EXAME
PREVENTIVO / ULTRASSONOGRAFIA / TESTE DE GLICEMIA/ VERIFICAR A PRESSÃO
ARTERIAL E RECEBER ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.
A II Feira de Saúde contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracás de vereadores e lideranças da situação e oposição que unidos pelo bem da sociedade conseguiram trazer a Feira para o município pela segunda vez este ano.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

IEM passa por reforma no telhado

O Instituto de Educação de Maracás (IEM), esta passando por uma reforma no telhado. A reforma está sendo feita pela Prefeitura Municipal de Maracás atendo a pedidos de alunos, professores e direção da unidade escolar.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mais uma rua da cidade de Maracás está ganhando calçamento

Mais uma rua está sendo pavimentada no primeiro ano de mandato do prefeito Paulo dos Anjos. A rua que está ganhando calçamento é a Rua Elvira Sá que fica no bairro Caixa D’água.

Anjos de Resgaste realiza show inesquecível na Festa da Padroeira em Maracás

Em comemoração aos Festejos de Nossa Senhora das Graças, Padroeira de Maracás, a Prefeitura Municipal em parceria com a Paróquia de Maracás realizou um grande show católico que atraiu mais de cinco mil fiéis ao espaço de festa da Praça Ruy Barbosa para assistir o show de uma das maiores bandas católica do Brasil que é a Banda Anjos de Resgaste. Os Anjos de Resgaste agradou a todos os presentes e fez centenas de pessoas se emocionarem com orações e canções como “Tua Família e Amigos Pela Fé” dentre outras. Fãs dos Anjos de Resgaste vieram de dezenas de cidades da região para assistir o show e participar dos Festejos da Padroeira. Na oportunidade o prefeito Paulo dos Anjos anunciou que todos os anos Maracás terá uma grande banda na Festa da Padroeira que é uma festa de tradição na cidade e merece destaque e atenção do poder publico, ao tempo em que convidou a todos os visitantes para os Festejos do próximo ano.
(Anjos de Resgate com o Prefeito Paulo dos Anjos ao centro)
(Publico)
(Publico)
(Publico)
(A Igreja Matriz ficou pequena para tantos fiéis no momento da missa)

Social em ação


Nesta sexta - feira (22-11), a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, realizou visita domiciliar na Zona Rural, nas regiões de Poço do Gato e Lagoa do Boi, ofertando colchões, cobertores, cestas básicas e Nossa Sopa Municipal. 




Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

sábado, 23 de novembro de 2013

Prefeitos do Vale se reúnem em Lajedo do Tabocal no 8º Encontro do Mercovale

(Foto-Itiruçu Online) 
Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE se reuniram nesta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Lajedo do Tabocal, para discutir o licenciamento ambiental nos municípios do território. O 8º Encontro de Prefeitos do Vale foi presidido pelo líder da entidade, Paulo dos Anjos (PT), prefeito de Maracás e contou com a participação do Gestor Público e Coordenador de Convênios Compartilhados da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Ricardo Azevedo Duarte, que discutiu com os gestores sobre a importância de Convênios para os municípios. Participaram também da reunião o deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), secretários municipais, vereadores e apenas mais cinco prefeitos, além de Paulo dos Anjos – Zenildo Brandão (Lafaiete Coutinho), Luiz Carlos Cardoso (Mutuípe), Wagner Novaes (Itiruçu), Antônio Sampaio (Irajuba) e o anfitrião, prefeito de Lajedo, Adalício Almeida. (Fonte: Marcos Frahm)
(Paulo dos Anjos, prefeito de Maracás e presidente do Mercovale)

Projeto Uma Prosa Sobre Versos é realizado com sucesso

(Antonio Miranda e José Inácio em "Uma Prosa Sobre Versos"
Na noite desta sexta-feira (22-11), o Auditório Municipal de Maracás, antes de ter sua grande reforma concluída, realizou o Projeto Uma Prosa Sobre Versos que contou a presença do  poeta, dramaturgo e escritor Antonio Miranda. O convidado é natural do estado do Maranhão, mas conseguiu deslanchar sua carreira em outros países da América do Sul, principalmente na Venezuela. Com passagem pela Inglaterra e vários países da Europa, Antonio Miranda tem seu trabalho reconhecido em mais de 40 países.
(Uma Prosa Sobre Versos)
O Projeto teve apresentação musical com Fábio Mendes (voz e violão), dois alunos do povoado de Porto Alegre entoaram o Hino Nacional Braseiro que encantou a todos os presentes com a belíssima voz da jovem Tailana Celestina e acompanhamento de violão com Ismael Santos, ambos estudantes da Escola Luiz Braga em Porto Alegre. Quem também fez mais uma excelente apresentação foi o Grupo Concriz que homenageou o convidado Antonio Mirando que ficou encantado em ter algumas de suas principais obras sendo recitadas pelas crianças e jovens do Concriz.
(Grupo Concriz)
Além da comunidade o prefeito Paulo dos Anjos também esteve presente no evento, assim como os secretários José Ângelo (Obras), e Edmar Vieira (Planejamento). O poeta e escritor José Inácio, “padrinho” também esteve presente, assim como outros poetas de outras cidades que vieram prestigiar o evento que arrancou muitos aplausos da plateia e deixou todos satisfeitos.
(Antonio Miranda tirando foto com o publico e Grupo Concriz)

A reinauguração oficial do Auditório está prevista para o dia 30 de novembro com o Projeto Violeirança que foi adiado para esta data. Também está previsto que de 30 de novembro a 06 de dezembro todo dia haverá um evento no Auditório.
(Prefeito Paulo dos Anjos)
(Tailana e Ismael, alunos de Porto Alegre entoando o Hino Nacional)
(Momento musical com Fábio Mendes e participação de Jura)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Está aberta a Licitação para construção da Agência da Previdência Social em Maracás

(Local onde a Agência será construída)
Está aberta a licitação para contratação de empresa de engenharia para executar a obra de construção da Agencia da Previdência Social, no município de Maracás, a ser instalada no imóvel de propriedade do INSS, situado na Av. Brasília, s/n.
O edital foi aberto dia 18-11 e a entrega de propostas vai até o dia 19-12-2013 às 09:00h na Av. Getúlio Vargas, nº 3649 Santa Monica – Feira de Santana- Bahia.

O edital está disponível aos interessados na Seção de Logística da Gerencia Executiva do INSS em Feira de Santana, situada à Rua Sales Barbosa, 116 – 5º andar – Centro – Feira de Santana/BA no horário das 09:00 às 14:00 horas, de segunda a sexta-feira e também no endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br com exceção dos anexos I e II que deverão ser adquiridos no endereço acima citado ou solicitado pelo e-mail: log-fer@inss.gov.br observando o edital.

Blog quer saber opinião da população

SIM ou NÃO pela modernização da Av. Senador Luiz Viana Filho.
Como está, ponto interditado.
Como estava ficando.

O Blog Vandinho Maracás lançou uma enquete para saber a opinião da população maracaense, se é a favor ou contra a modernização da Avenida Senador Luiz Viana Filho (Rua Jequié). As obras foram embargadas por uma ação judicial que questiona que se a população é favorável ou não a modernização. Para você votar na enquete basta acessar o blog: http://vandinhomaracas.blogspot.com.br/ e escolher sim ou não. Os leitores também podem deixar seus comentários. Nas fotos acima você pode fazer uma analise de como está a Avenida e como fica melhor. (Fotos: Vandinho Maracás)

Limpeza publica: Suportes para lixo são instalados

A Prefeitura Municipal de Maracás e a Vanor, empresa responsável pela limpeza publica da cidade, após disponibilizar diversas lixeiras pelo centro agora esta fazendo a instalação de dezenas de suportes nas principais avenidas e ruas. O objetivo desses suportes é que animais não rasguem os sacos de lixos e espalhem sujeiras pelas ruas e, serve também para orientar os moradores sobre os dias em que o caminhão da coleta vai passar.
(Suportes instalados na Av. Dr. João Pessoa)
(Este é o modelo das primeiras lixeiras instaladas na cidade)

Acontecerá hoje (sexta-feira 22-11), o Projeto Uma Prosa Sobre Versos


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O município de Maracás foi contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA aprova recurso no valor de R$ 229.974,52 destinado a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar. Serão 42 agricultores beneficiados, que terão oportunidade de vender seus produtos a preços justos e receber o pagamento diretamente do Ministério  via cartão cidadão. Além disso, os produtos adquiridos serão doados para 11 entidades sociais do município. Através desse programa o município terá a oportunidade de fortalecer a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar e nutricional da população atendida pelas entidades sociais.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vem aí primeira mostra de arte em pneus em Maracás


Começaram os Festejos de Nossa Senhora das Graças padroeira de Maracás, de 18 à 27 de novembro

A Novena em comemoração aos festejos de Nossa Senhora das Graças padroeira de Maracás, começou na manhã desta segunda-feira (18-11), às 6:00h da manhã com uma grande carreta que reuniu dezenas de carros e motos que percorreram as principais ruas e avenidas da cidade. Os festejos que começaram nesta segunda-feira vai até o dia 27 de novembro (quarta-feira), dia em que é feriado municipal. Um dos dias que é esperado com grande expectativa de católicos de Maracás e cidades da região é o dia 24 de novembro (domingo), neste dia será realizado um show de prêmios em beneficio aos festejos e a noite acontecerá um grande show musical com uma das maiores banda católicas do Brasil, a Banda Anjos de Resgate, que se apresentará na Praça Rui Barbosa gratuitamente. A Prefeitura Municipal de Maracás e o prefeito Paulo dos Anjos apoiam e incentivam os festejos em comemoração a Padroeira da cidade.

Paulo dos Anjos participa do 2º Encontro de Prefeitos, Educação e Tecnologia

O 2º Encontro de Prefeitos, Educação e Tecnologia, idealizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) reuniu na parte externa do Resort Vila Galé em Guarajuba, diversas empresas que apresentaram aos gestores suas marcas e produtos voltados para educação e outras atividades relacionadas à administração pública. 
Durante os três dias do encontro, os prefeitos puderam tirar dúvidas e conhecer os produtos dos seguintes empresas: Caixa, Banco do Nordeste, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Educar Brasil, Grupo Positivo, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Grupo Boticário, Conishi, E&L e Uno Público. Financiamento, produtos de tecnologias para uso educacional de crianças e adolescentes, controle de rastreamento de veículos, soluções para modernizar a gestão pública, entre outras, foram algumas das ofertas apresentadas nos estandes. 
Os gestores puderam conhecer softwares que de forma interativa conduzem as crianças ao mundo da linguagem oral e escrita, matemática, arte e música. Neles os alunos manipulam conteúdos educacionais digitais de forma interativa, por meio de toque. Além de materiais lúdicos as crianças podem montar, auxiliando seu desenvolvimento criativo. 
A educação à distância para a capacitação de servidores públicos, professores e os munícipes em geral por meio de portais onde as prefeitas passam a fornecer estes materiais didáticos através de contrato entre os municípios a empresas proprietária da tecnologia. 
A UPB procurou fornecer durante o encontro várias opções de serviços através de seus patrocinadores que puderam ter uma aproximação maior com os municípios representados. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Banco do Brasil, Caixa, Desenbahia, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Educar Brasil, Grupo Positivo, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Grupo Boticário, Conishi, E&L e Uno Público. (UPB)

Cultura: Projeto Uma Prosa Sobre Versos 2013

A Prefeitura de Maracás, a Secretaria de Educação e o Departamento de Cultura convidam toda a população maracaense para participar, nesta sexta-feira, 22 de novembro, do Projeto Uma Prosa Sobre Versos.

Convidado: Antonio Miranda. Maranhense radicado em Brasília, é poeta e escultor, doutor em Ciência da Comunicação. Autor dos livros Tu país está feliz, Retratos & Poesia Reunida, Despertar das Águas, Memórias Infames, Creador de Mi e Círculos, dentre vários outros.
Projeto Uma Prosa Sobre Versos. Quinta-feira, no Auditório Municipal. Recital poético com o Grupo Concriz.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Saúde: UBS do Jiquiriçá é inaugurada

No inicio da noite desta quinta-feira (14-11), o prefeito Paulo dos Anjos e sua equipe composta por secretários e funcionários da saúde juntamente com moradores do bairro Jiquiriçá e os vereadores  Zito da Cachoeirinha, Dio Santiago, Jonas e Beto São Paulo inauguraram a Unidade Básica da Saúde Família (UBS), do Jiquiriçá. A UBS ficou muito bonita e tem várias repartições para atender a comunidade do bairro beneficiado, outra boa notícia divulgada pelo Prefeito e a Secretária de Saúde Ana Carolina (Carol), é de que mais quatro Unidades serão construídas no município de Maracás, sede e zona rural, sendo uma no bairro Irmã Dulce, uma no Maracaizinho, uma no povoado de Pé de Serra e outra no povoado de Capivaras. Na inauguração estavam presentes o Sr. Silvio Brito representado o Sindicato dos Trabalhadores Rural e Jackson Mascarenhas, presidente da CDL. Quem também estavam presente foram as duas médicas cubanas que vieram para Maracás.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Agricultura: Secretário de Agricultura da Bahia Eduardo Salles visita Maracás

O Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles visitou o município de Maracás na tarde desta terça-feira (12-11), na visita o Secretário se reuniu com membros de Associações do município de Maracás, onde tratou de assuntos de interesse das associações voltadas para os interesses rurais como o Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Bahia, que objetiva a sustentabilidade e auto suficiência na produção de leite no estado. Membros da Associação do Mel compareceram na reunião, bem como membros da Associação de Flores e outras associações, além do diretor do Colégio Edílson Freire, Carlos Gomes e alunos do Curso Técnico em Agricultura cuja primeira turma concluirá este ano e terá o Secretário como padrinho.
Em entrevista para a Tribu’s FM, Eduardo Salles falou das dificuldades que o estado está passando devido à seca e, que tanto ele quando o Governo do Estado e Federal tem se preocupado e buscado meios de combate à seca e que neste momento o melhor a fazer é buscar meios de sobreviver com a estiagem buscando se adaptar com o clima que tem tomado conta do nordeste, sendo uma das maiores secas das últimas três ou quatro décadas.
Salles também falou da importância que tem a vacinação contra a febre aftosa.
Eduardo Salles veio de um encontro com o prefeito de Planaltino, Carlinhos e após a visita a Maracás o Secretário se deslocou para Lajedo do Tabocal, onde tinha outro encontro e de lá seguirá para a região do Baixo do Sul do estado conforme sua agenda de compromissos pelo interior da Bahia nesta semana.
(Secretário de agricultura de Maracás Joel Dias com o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Eduardo Salles, reunidos com membros das associações)

Prefeitos baianos debatem ‘crise’ na Câmara Federal

Prefeitos de: Itagi, Maracás e Mutuípe com Maria Quitéria
Após a mobilização dos prefeitos baianos que estiveram em Brasília no mês passado e fecharam as portas de 300 prefeituras para denunciar a situação de quase falência, a Câmara dos Deputados convocou a Comissão Geral da Casa para debater a crise financeira dos municípios brasileiros. A sessão será realizada nesta terça-feira (12). O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB/AL) solicitou que os líderes municipalistas de todo o Brasil fossem convocados para a sessão. A expectativa dos prefeitos é reforçar a necessidade da aprovação da PEC 39, que determina o repasse de 2% a mais para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no mês de julho de cada ano. O movimento batizado de “SOS Municípios”,  reivindica ainda a aprovação de temas como o Projeto de Lei Complementar 123/2012 para regulamentar os valores mínimos aplicadas pela União nas ações e serviços de saúde, além do projeto que propõe a atualização do rol de atividades do Imposto Sobre Serviço (ISS), para que a retenção do tributo seja realizada no local de prestação do serviço. (Fonte: Marcos Frahm)

domingo, 10 de novembro de 2013

Paulo dos Anjos e Antonio Fernandes participam da reinauguração da Tribu's FM


O prefeito Paulo dos Anjos e o vice prefeito Antonio Fernandes participaram da cerimonia de reinauguração da Rádio Tribus FM 87.9, na tarde deste domingo (10-11). Na reinauguração estavam presentes: a presidente da Associação Cristiane Souza; o diretor da Rádio, Alfredo Junior e a equipe de locutores que fazem a programação da Tribu's FM. O vice prefeito falou da importância que emissora tem para a cidade e que deve continuar levando uma boa programação para os ouvintes como tem feito, sem dar prioridade à partidos, religiões, classes ou raças. Ao usar a palavra o prefeito Paulo dos Anjos relembrou como começou a história da Tribu's FM e as constantes lutas do fundador Albérico Silva para que Maracás tivesse uma emissora de rádio de grande porte, como é a Tribu's FM hoje, onde quer que Albérico esteja, está muito contente com os avanços que a Tribu's FM esta dando. Paulo disse está disposto a contribuir sempre com a Tribu's FM no que estiver ao seu alcance. Para finalizar Paulo desejou muito sucesso nessa nova fase que a Rádio inicia.
(Locutores da Tribus FM)

sábado, 9 de novembro de 2013

Esporte: Começou o Campeonato Maracaense de Futsal

Começou na noite desta sexta-feira (08-11), o Campeonato Maracaense de Futsal. A abertura começou por volta das 20:00h com a equipe do Maracaizinho que venceu a SEMEC por 5 x 3. O segundo jogo da noite foi entre Posto Pinguim X Linguagem, Posto Pinguim venceu o jogo por 7 x 3. Os jogos continuarão hoje a partir das 19:00h com o Esporte Modelo X Colégio Edivaldo Boa Ventura e às 20:20h Bahia X E.C. Lanche Mais.
O prefeito Paulo dos Anjos esteve presente na abertura do Campeonato.
O Campeonato conta com a realização da Prefeitura Municipal de Maracás, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e Coordenação de Esporte e Lazer.
(Maracaizinho e SEMEC)