quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Veículos: Secretaria de Saúde recebe veículo zero Km

(Doblo será utilizada pela Secretaria de Saúde)
Como informamos essa semana, o novo veículo que servirá a Saúde do município já está na cidade, trata-se de um Fiat Doblo 1.4 com ar condicionado que será utilizado no transporte de pacientes para fazer exames e cirurgias em outros municípios do estado. Em breve o município de Maracás estará recebendo novas ambulâncias e a intensão do prefeito Paulo dos Anjos é fazer aquisição de um ônibus semi-leito para levar pacientas para Salvador, oferecendo mais conforto a estes durante a viagem. 

Como já publicamos essa semana a Secretaria de Educação também recebeu um veículo novo (Fiat Uno foto abaixo).


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Prefeito Paulo dos Anjos participa de audiência com o Ministro dos Transportes

(Paulo dos Anjos com o Ministro dos Transportes César Borges em Caetité BA)
No último sábado (26-10), o prefeito de Maracás e presidente do MERCOVALE, Paulo dos Anjos teve uma audiência com o Ministro dos Transportes César Borges, a audiência aconteceu na cidade de Caetité Bahia, onde Paulo fez um convite ao Ministro para conhecer a mina de vanádio de Maracás e fez algumas reivindicações, como o apoio do Ministro no sentido de dar apoio para manutenção de estradas da região bem como a pavimentação do trecho que liga de Pé de Serra ao povoado de Porto Alegre.


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Cultura: Andamento da reforma do Auditório Municipal

(Veja como está o Auditório durante a reforma)
O Auditório Municipal de Maracás está passando por uma grande reforma, ou melhor, uma grande transformação. Assim que a reforma for concluída todos poderão ver as grandes mudanças realizadas no Auditório, que ganhará um carpete novo, cadeiras reformadas, nova pintura e uma grande cortina será coloca em frente ao palco para fecha-lo antes das apresentações, mas uma das maiores novidades mesmo é o sistema de climatização que foi instalado no teto do Auditório, que garantirá um ambiente menos quente em eventos realizados durante o dia principalmente em estações de temperaturas mais elevadas como o verão, além do teto forrado um novo sistema de iluminação foi instalado no Auditório. 
Para quem está ansioso para ver como vai ficar o Auditório, a data prevista para a reinauguração será no dia 23 de novembro as 19:30h com o Projeto Violeirança. Aguardem!


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Obras: Base da usina de asfalto está sendo construída

(Fotos da construção da base da fábrica de asfalto)
A cada dia que passa o sonho se aproxima da realidade, falamos da fábrica de asfalto do município que está tendo sua base construída por vários homens que trabalham exaustivamente para garantir que os equipamentos sejam afixados o mais breve possível. Como se pode observar nas fotos trata-se de uma grande obra para fazer a base da usina de asfalto. Em breve estaremos postando mais informações sobre essa iniciativa inovadora do prefeito Paulo dos Anjos.


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Social: Programa Nossa Sopa começará nesta quinta-feira 31 de outubro

(Veículo do Nossa Sopa Maracás)
O Programa Nossa Sopa que está sendo aguardado com grande expectativa pela comunidade maracaense está prestes a entrar em ação. Para a produção da sopa uma sala do Centro de Convivência foi reformada para receber os equipamentos onde funcionará a cozinha do Programa. O veículo que foi adquirido para distribuir a sopa também já está adaptado e ganhou uma plotagem que facilita sua identificação nos bairros onde atuará.
Uma notícia melhor ainda, é que as sopas começarão a ser distribuídas nesta quinta-feira (31-10), e o primeiro bairro a ser beneficiado será o Ayrton Senna, a partir das 17:00h em frente o PSF. Para ter direito a sopa é necessário fazer um cadastro na Secretaria de Assistência Social do município.
(Cozinha do Nossa Sopa)

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cultura: BANMEF ganha sede própria

(Sede da BANMEF)
No ano em que a BANMEF completou 10 anos, graças ao apoio do prefeito Paulo dos Anjos a fanfarra ganha sua sede própria. O regente Alcergio Oliveira, assim como os demais componentes estão muito felizes com essa grande conquista. A BANMEF que por diversas vezes representou a cidade de Maracás em várias competições também trouxe troféus, mas a maior vitória mesmo, é tirar crianças e adolescentes das ruas e do mundo das drogas. 
Em tempos de extinções de fanfarras a BANMEF (Leões da Bahia), foi uma das poucas a se manter em atividade e constante evolução, a persistência valeu a pena e a BANMEF atualmente é bastante requisitada para festas de aniversários de cidades e desfiles cívicos de toda a região, sem falar que tem sido modelo para criação de fanfarras em outras cidades.
Em breve estaremos postando fotos da inauguração da sede da BANMEF que está prestes a acontecer.  Aguardem!
A sede fica localizada ao fundo do Colégio Normal.
(Área interna)

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Educação: Biblioteca Municipal é reformada

(Biblioteca antes da reforma)
(Biblioteca depois da reforma)
A Biblioteca Municipal Luís Eduardo Magalhães passou por uma ampla reforma recentemente. Agora as pessoas que utilizam este espaço para fazer leituras, pesquisas ou acessar a internet contam com um ambiente mais agradável. A Biblioteca é utilizada principalmente por alunos e professores da nossa comunidade.
(Acervo)


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Veículos: Secretaria de Educação recebe carro zero KM

(Veículo adquirido para Secretaria de Educação)
Há alguns dias atrás mostramos aqui em nosso blog três veículos que foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal e hoje estamos aqui para mostrar para a comunidade mais um veículo zero KM (Fiat Uno), recém adquirido pela Prefeitura e que será utilizado pela Secretaria de Educação do Município. Outra boa noticia é de que ainda esta semana chegará a cidade um novo veículo que servirá para a Secretaria de Saúde (um Fiat Doblo).


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Obras: Bolsa Família ganha nova sede

(Construção da sede do Bolsa Família)
Como já publicamos aqui em nosso blog, o antigo Centro Social será a sede da 4ª Cia da Polícia Militar e base da CAESG. Com isso a sala que atende os beneficiários do Bolsa Família não será mais naquele local, pensando nisso o prefeito Paulo dos Anjos está construindo uma nova sede para o Bolsa Família, que por sinal fica em um local de melhor acesso aos cidadãos maracaense. A construção está sendo realizada na Avenida Dr. João Pessoa ao lado do Ponto Cidadão no centro da cidade.
(Área interna do prédio do Bolsa Família)


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Obras: Concluídas as pavimentações das ruas Getúlio Vargas e Abelaide Lúcio

(Rua do Sindicato)
Veja como ficaram as ruas Abelaide Lúcio (Rua do Sindicato) e Getúlio Vargas após as obras de calçamento ser concluídas. Ressaltamos que ambas as ruas ainda não foram liberadas para trafego de veículos. As informações obtidas são de que os moradores de ambas as ruas estão muito satisfeito com a execução das obras.
Em breve estaremos mostrando outras ruas que serão pavimentadas.
(Rua Getúlio Vargas)
Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Obras: Veja como estão ficando a nova Garagem Municipal e Secretaria de Obras

A nova Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços e Garagem contam com um amplo espaço para garantir melhor manutenção dos equipamentos e veículos que necessitam deste espaço, localizada ao fundo do Colégio Normal à nova garagem conta com um espaço bem maior que o da atual. A antiga garagem será utilizada como almoxarifado da Prefeitura Municipal.

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mensagem: Dia do Servidor Público

Por ser a energia que assegura o funcionamento dos órgãos públicos, que é destinado a toda população, o servidor público é tão importante na nossa comunidade.
Seu trabalho é para o coletivo, mergulha diariamente no exercício de suas atribuições para que suas atividades promovam o bem comum. Assim é o servidor público: uma engrenagem da transformação, do progresso e do desenvolvimento.
Neste dia especial, a Prefeitura Municipal de Maracás, parabeniza todos os servidores públicos pelo valoroso trabalho e pelo o que representam para o nosso povo.
E é porque vocês trabalham que a cidade cresce.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Saúde: UBS do Bairro Jiquiriçá prestes a ser inaugurada

Com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento na área de saúde dos moradores do bairro Jiquiriçá, o prefeito Paulo dos Anjos deu continuidade à construção da Unida Básica de Saúde (UBS), sede própria. Esta obra conta com um investimento de R$ 170,000,00 (cento e setenta mil reais) oriundo do Programa Expansão da rede de Atenção Básica da Saúde e estimasse que beneficiará cerca 1.007 (mil e sete), famílias do bairro Jiquiriçá, que abrange o Morumbi, Av. Senador Luiz Viana Filho, Amélia Mariniello e parte da rua Osvaldo Portela.

A Previsão é que obra seja inaugurada ainda neste mês de outubro, caso não termine a tempo no próximo mês à inauguração está garantida. Outros benefícios como calçamento da rua da UBS também está sendo realizado.
(Área interna da UBS)

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Limpeza pública: Lixeiras são instaladas

A Prefeitura Municipal de Maracás com o intuito de manter a cidade cada vez mais limpa fez aquisição de dezenas de lixeiras que já começaram ser fixadas em diversos pontos, quem passar pelo centro da cidade e observar, várias lixeiras já foram instaladas na Praça Rui Barbosa e outras ruas do centro. A limpeza pública de Maracás chama a atenção dos visitantes que ficam admirados, pois são poucas as cidades que contam com uma limpeza como a nossa.

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Comunicado: Antecipação da feira do dia 02 de novembro para o dia 1º

A PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACÁS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA, COMUNICA AOS FEIRANTES E A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE EM VIRTUDE DO FERIADO NACIONAL, 02 DE NOVEMBRO, DIA DE FINADOS, A FEIRA LIVRE SERÁ ANTECIPADA PARA A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA PRIMEIRO DE NOVEMBRO.

JOEL DIAS DOS SANTOS
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA

Cultura: Vem aí o Violeirança 2013 na reinauguração do Auditório


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Educação: Eleição do Conselho Municipal de Educação em Maracás

Na tarde desta quarta-feira (23), aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Maracás, a posse dos novos membros do (CME) Conselho Municipal de Educação, onde foi elaborado o novo cronograma de reuniões para 2013, e discutiram os vinte e oito (28) compromissos Todos Pela Educação. Estavam presentes na reunião os conselheiros eleitos e ex – conselheiros. A eleição ficou da seguinte resultado: Presidente, Edna Leal; Vice Presidente, Petrônio Martins e Secretária, Elba Cerqueira Barreto. A gestão será de dois (2) anos. No final da reunião a Presidente Edna Leal agradeceu a todos os membros que contribuíram com o conselho.
(Edna e Petrônio)

ENEM 2013 em Maracás


Informamos aos participantes do ENEM 2013 - Exame Nacional do Ensino Médio, que as provas acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro (sábado e domingo). Abertura dos portões às 11:00h, fechamento às 12:00h. É obrigatório levar apenas caneta transparente preta e documento original com foto, quem já recebeu o cartão de confirmação poderá leva-lo também.
Maiores informações acesse: www.mec.gov.br

Procure chegar ao local das provas com antecedência. A Secretária de Educação de Maracás deseja a todos uma boa prova e boa sorte.

Aviso: Prefeituras fecharão as portas nesta sexta-feira 25-10


A Prefeitura de Maracás informa que, em virtude da participação dos prefeitos de municípios da Bahia e da UPB no movimento SOS MUNICÍPIOS  que visa a defesa do Pacto Federativo autonomia financeira dos municípios  decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 25 de outubro.
Os Serviços essenciais tais como: Saúde, Educação, Limpeza Publica e Segurança funcionarão normalmente.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Educação: IX Expo-Física é realizada em Maracás

(Profª. Fernanda, profº. Jaboatan idealizador da Expo-Físiva, prefeito Paulo dos Anjos e o Diretor do Colégio Edílson Freire Carlos Gomes)
Alunos e professores do Colégio Estadual Edílson Freire se uniram pelo 9º ano consecutivo para realizar mais uma Expo-Física na Cidade das Flores. A primeira exposição aconteceu 2005 e tem como idealizador o professor Jaboatan Dias, que todos os anos trabalha exaustivamente para realizar o evento que nos primeiros anos era realizado no pátio do Colégio, mas devido ao crescimento do evento que atrai visitantes não apenas de outras entidades escolares, como também a comunidade que todos os anos faz questão de participar da exposição  afim de ver de perto as experiências realizadas pelos anos e até participar de algumas, devido a esse crescimento a Expo-Física nos últimos 3 anos tem sido realizada na Praça Rui Barbosa por ter um espaço maior para as exposições e para o publico. A Expo-Física conta com apoio da Prefeitura Municipal de Maracás, empresas instaladas na cidade e comercio local que sempre colaboram para o realização do evento que está prestes a completar uma década levando conhecimentos e despertando a curiosidade de muita gente e que já ganhou destaque na região e no estado sendo matérias de jornais, sites, rádios.
Neste ano o prefeito Paulo dos Anjos como sempre, fez questão de participar e conferir de perto as engenhocas elaboradas pelos alunos do Edílson Freire, e o que mais lhe chamou atenção foi estande com alternativas sustentáveis em relação a seca. A Expo-Física começou por volta das oito horas da manhã e se estendeu até altas horas da noite com shows musicais das bandas: Dia Negro e Ship 7.
(Piscina de mayzena um dos principais atrativos da exposição)

Em 2014 terá muito mais, disseram os organizadores. 
10 anos de Expo-Física AGUARDEM!!!

Educação: Atividades são realizadas visando a melhoria da Educação na sede e zona rural

Nesta quinta-feira (17-10), aconteceu no Club 13 de Maio o Seminário do Despertar com o tema: Sustentabilidade para os Professores da zona rural, que lecionam para alunos do primeiro ao quinto ano. O Seminário foi ministrado pelo técnico do SENAR Aldir Oliveira durante todo o dia.
Nesta sexta-feira (18-10), está acontecendo no Club 13 de Maio, a formação do Pacto, também para professores da zona rural, a formação está sendo ministrada pelas profissionais na área: Fátima e Lena. A formação teve inicio as 8:00h da manhã e a previsão de término é para as 17:00h.
Outra atividade que teve inicio no dia 17 e vai até o dia 19, é a Formação de 24 horas do TOPA, essa Formação é direcionada aos alfabetizadores e coordenadores. Promovido pela UESB e Secretária da Educação do Estado da Bahia, oferece oficinas que são ministradas pela UESB. 

Brasília: Prefeito de Maracás participa de encontro com lideranças politicas e Ministra da Cultura

(Paulo ao lado da Ministra da Cultura Marta Suplicy)
Nesta semana o prefeito Paulo dos Anjos esteve em Brasília, onde participou do Encontro de Mobilização Permanente, com prefeitos do Vale do Jiquiriçá e de todo o País que juntos reivindicaram melhorias para os municípios, dentre eles a aprovação da PEC 39, como já foi publicado anteriormente aqui em nosso blog.
(Paulo e prefeitos do Vale do Jiquiriçá no encontro com o Dep. Federal João Leão)
O prefeito Paulo dos Anjos ainda participou de encontros com lideranças politicas para angariar benefícios para Maracás. Paulo e outros prefeitos do Vale do Jiquiriçá se encontraram com a Ministra da Cultura Sr.ª. Marta Suplicy; com o líder partidário Dep. Federal João Leão (PP), e com o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Dep. Estadual Marcelo Nilo (PDT).
(Paulo no SOS Municípios em Brasilia)

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Correios: Prefeito cobra reforma da Agencia dos Correios e ampliação das entregas domiciliar

(Correios Maracás)
O Diretor Regional dos Correios da Bahia, Sr. Claudio Moras Garcia enviou um Oficio de nº 00855/2013-GAB/DR/BA em resposta ao Oficio 348/2013 – Prefeitura Municipal de Maracás, se tratando da reforma da Agencia dos Correios de Maracás e distribuição domiciliaria.
Em resposta, o Diretor disse está ciente das necessidades solicitadas e que já está realizando o processo de contratação para iniciar a reforma e ampliação da Agencia que possui uma área construída de 77,98m² e utiliza 71,25m². Já a nova Agencia terá uma área construída de 185,64m² e será utilizado um espaço de 169,31m². A nova Agencia será climatizada e adaptada à acessibilidade, conforme a NBR-9050. A nova Agencia contará com área para carga/descarga e terá novos espaços como E.Q.V. (Espaço de qualidade de vida), sanitários acessíveis, serviços internos, sala de encomendas, guarda volumes e outras novidades.
Quanto à ampliação da distribuição postal, a direção da Agencia solicitou a apoio da Prefeitura no sentido de informar os dados dos novos bairros e ruas, como: placa indicava com nome dos bairros, ruas e residências numeradas ordenadamente. Assim que a Prefeitura encaminhar essas informações a diretoria dos Correios desenvolverá estudos técnicos para avaliar a real quantidade de recursos que será necessária para ampliar o atendimento na cidade e o numero de profissionais que serão necessários para realizar as entregas nos novos endereços
Esta é mais uma iniciativa do prefeito Paulo dos Anjos visando melhorar a qualidade de vida do cidadão maracaense.

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Vale do Jiquiriçá: Prefeitos vão à Brasilia

(Prefeitos do Vale do Jiquiriçá. Foto: Blog Maracás Cidade das Flores)
Gestores de todo o País participarão do Encontro de Mobilização Permanente, que acontecerá em Brasília. Os prefeitos do Vale do Jiquiriçá já se deslocaram para Salvador acompanhados do presidente do Mercovale e prefeito de Maracás Paulo dos Anjos (PT), de onde pegarão voo para Brasília ainda nesta terça-feira (15-10). A presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Maria Quitéria Mendes, convidou os prefeitos de toda a Bahia a irem juntos no Encontro, pois a união faz a força e todos os Territórios estando presentes em grande numero demonstrará sua força.  O objetivo é pressionar o Congresso para que proposições que tramitam na Câmara e no Senado em prol dos municípios sejam aprovadas. O movimento na Bahia ganhou o nome “SOS Municípios”, e dentro da pauta municipalista os prefeitos definiram alguns pontos: o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e um Pacto Federativo mais justo que permita a autonomia dos municípios e a descentralização dos recursos da União. A proposta da PEC 39 que aumenta em 2% o Fundo de Participação dos Municípios tem assinatura de apoio de 28 senadores. Vários prefeitos concordaram em fechar as portas das prefeituras no próximo dia 25 de outubro, em forma de protesto pela falta de um Pacto Federativo mais justo no país.
Este encontro é resultado de acordos feito pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios  e as Associações Municipalistas (AM), numa Assembleia Geral que aconteceu na Marcha dos Prefeitos que aconteceu em Brasilia no mês de julho deste ano, em defesa dos Municípios.

Mensagem: Dia do Professor


Querido Professor,
nós te trazemos recados de muitas pessoas.
Daquelas que praticam uma boa ação. Elas mandam 
te dizer que foi porque teu exemplo prevaleceu.
De outras tantas que venceram em sua busca e mandam
te dizer que porque tuas lições não foram em vão.
E de muitas outra que superaram a dor e mandam 
te dizer que se espelham na tua coragem.
Por isso é que sabemos o quanto você é importante.
O teu trabalho é mais nobre e edificante.
É dele que nascem a razão e o progresso,
a mudança e a transformação,
a valorização do antigo e o surgimento do novo,
a esperança e a certeza de dias melhores.
Por isso, professor, sorria!
Esqueça o cansaço e a preocupação, porquem
embora nem saiba, há muita gente pedindo a Deus
para que você seja muito feliz!
Parabéns, Professor!

Essa é uma mensagem do Prefeito: Paulo dos Anjos, Vice-prefeito: Antonio Fernandes, Prefeitura Municipal de Maracás e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

Social em ação: Assistente Social de Maracás representará Vale do Jiquiriçá em Brasília

(Isabel à esquerda)
Isabel Brito, Assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi eleita Delegada na Conferência Municipal de Assistência Social sendo indicada para representar o Município de Maracás e Vale do Jiquiriçá na Conferência Federal de Assistência Social, que irá acontecer no mês de dezembro em Brasília.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Máquinas: Fabrica de asfalto adquirida com recursos próprios já está em Maracás

(Equipamentos expostos na Praça)
Muitos sonhos serão realizados em Maracás, falamos do sonho da rua pavimentada, não com paralelepípedos e sim com asfalto, pois chegou a nossa cidade neste domingo (13-10) a primeira usina de asfalto da região, adquirida com recursos próprios, Maracás é a primeira cidade da região a ter esse tipo equipamento que chamou a atenção da mídia regional. Quem passou pelo centro da cidade na manhã desta segunda-feira (14-10), viu de perto os equipamentos que estavam expostos em caminhões de fronte a Prefeitura, quem não teve a oportunidade de ver pode ver as fotos aqui em nosso blog. Essa foi mais uma grande conquistar do gestor Paulo dos Anjos que tem buscado a cada dia oferecer melhor condição de vida ao cidadão maracaense. Em breve estamos publicando a matéria da primeira rua sendo asfaltada em Maracás.
(Equipamentos sendo desembarcado)



Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

domingo, 13 de outubro de 2013

Esporte: Maratona foi realizada no feriado em Maracás

(Som entregando o premio para vencedor geral, da cidade de Ubaíra)
Para comemorar o Dia das Crianças em Maracás, foi realizada a IV Maratona de Som da Bahia que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, comerciantes e amigos. Logo pela manhã aconteceu a 1ª Maratona Mirim especialmente para a criançada que compareceu em massa e participaram correndo 3,5 Km. Todas as crianças que correram ganharam medalhas, doces e frutas, foi uma verdadeira festa para a garotada.
(Vencedores da Maratona Mirim)
Já a tarde aconteceu a IV Maratona para adultos dividida em diversas categorias por idade, nessa etapa profissional o percurso foi de 10 km e recebeu corredores de cidades do Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul da Bahia e corredores de grandes maratonas pelo Brasil a fora. A Maratona distribuiu mais de três mil reais em prêmios e foi um grande atrativo para o feriado. A Maratona recebeu o apoio em especial da Rádio Tribu’s FM e do Prefeito Paulo dos Anjos.

Organizador: Som da Bahia.
(Mulheres vencedoras da Maratona)