segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Educação: Paulo inspeciona reforma em escolas municipais

O prefeito Paulo dos Anjos inspecionou, na manhã do último sábado (28), as obras de reforma nas escolas municipais instaladas em diversas áreas do município de Maracás. No Colégio Normal de Maracás, por exemplo, a Prefeitura investe cerca de R$ 500 mil (quinhentos mil reais) na reforma da unidade escolar, que atende 1.250 (mil duzentos e cinqüenta) alunos do ensino médio e fundamental.

Ao inspecionar as obras no local, o prefeito Paulo disse ao Blog Marcos Frahm que a reforma era extremamente urgente para a continuidade das atividades do Colégio Normal, que funciona há décadas e nunca havia passado por uma reforma completa como a que acaba de ser iniciada. ”Nós estamos investindo na educação desde quando assumimos a prefeitura, em janeiro deste ano. Esse colégio vai se transformar em um ambiente com conforto, segurança, higiene e, sobretudo acolhedor. Não se trata de uma simples reforma, porque estamos investindo pesado, do piso ao telhado, para deixarmos o prédio reestruturado, com equipamentos de qualidade. Nós estamos também ouvindo os professores, acatando as sugestões de conserto de tudo que está quebrado, defasado; com a melhoria dos espaços para serem bem utilizados pelos estudantes e, inclusive, por eles, que são profissionais da educação e não precisam só de bom salário, mas também de boas escolas”, assegurou. As intervenções que estão sendo realizadas nas unidades vistoriadas pelo prefeito Paulo dos Anjos consistem na colocação e conserto de cobertas, revisões elétricas, hidráulicas e sanitárias, pintura; além de outros serviços de reestruturação. (blogmarcosfrahm)

Semana começa com manifestação em Maracás, Prefeito negocia e fecha acordo com os manifestantes

Na manhã desta segunda-feira (30/09), alguns moradores do povoado de Porto Alegre se reuniram na estrada que liga Pé de Serra a Porto Alegre, em manifestação, os manifestantes revindicavam o asfaltamento da estrada que dá acesso ao povoado, policiamento para Porto Alegre, que o povoado passe a condição de distrito e o cancelamento da licitação de uma empresa de ônibus. Foi solicitada a presença do Prefeito Paulo dos Anjos, o Prefeito, afirmou que: já esta em busca desta obra junto ao ministro de transporte o Dr. Cesar Borges, e ao diretor do DERBA Dr. Saulo Pontes. Depois da conversa que o prefeito teve com os manifestantes ficou definido que, nesta terça-feira (01/10) dará inicio aos trabalhos enviando maquinas para o local, na próxima semana será feito o processo de cascalhamento, por fim passar o rolo compressor.  A empresa Vanádio de Maracás irá colaborar com carros pipa para molhar a estrada durante as obras e disse está disposta a colaborar no que for possível. Todo esse processo será feito entre Pé de Serra e Porto Alegre e depois no trecho de Porto Alegre à divisa com Jequié. Após 4 horas de manifestação o Prefeito e os manifestantes chegaram a um acordo e a via foi liberada. A manifestação ocorreu de forma pacifica e contou com a presença da Policia Militar sob o comando do Capitão Renner.
(Paulo dos Anjos e Capitão Renner negociando com os manifestantes)
(Estrada parada e condutores aguardando a liberação da via)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Religião: Imagem de Santa será transferida de lugar

(Entrevista com o Prof. Clóvis P. da Fonseca)
Nossa equipe fez uma visita a Santa que fica na Rua João Bastos próximo ao CAPS, no fundo do antigo Sindicato Patronal, na visita tiramos algumas fotos que estão disponíveis aqui nessa matéria. Para obter maiores informações fizemos uma visita ao professor e historiador maracaense Clóvis Fonseca que acompanhou a construção da Santa no ano de 1942, segundo o Professor a Santa é feita de tijolos, cimento e cal, seu interior seria oco e preenchido com entulhos e foi feita por um escultor alemão (João Bunge), que veio para Maracás na época da segunda guerra mundial, a imagem da Padroeira de Maracás e o Índio da Praça também foram feitos por este escultor. O prefeito Paulo dos Anjos pretende retirar a Santa deste local e levar para o Cruzeiro, onde fará um altar para que sejam realizadas missas, receba fieis e turistas. A imagem em questão é de Nossa Senhora Sant’Ana padroeira dos professores.
(Imagem de Nossa Srª. Sant'Ana)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Primavera: Visite a Praça Rui Barbosa em Maracás

No finalzinho da tarde desta quarta-feira (26-09), nós da redação do blog Maracás Cidade das Flores e do Vanádio, aproveitamos  o clima convidativo para fazer uma caminhada no jardim da Praça Rui Barbosa que está deslumbrante neste inicio de primavera. Aproveite para visitar a Praça e apreciar as maravilhas que só este lugar é capaz de lhe proporcionar, com um clima super agradável oferecendo brisa, canto de pássaros, paisagismo encantador, perfumes e coloridos das flores e borboletas. Você pode utilizar este espaço para fazer uma caminhada, ler um livro ou bater papo com os amigos ou familiares. Aqui estão imagens de como está o jardim da Praça Rui Barbosa em Maracás, faça uma visita e confira de perto. Em breve estaremos mostrando outros pontos encantadores da Cidade das Flores.

Vale do Jiquiriçá: Curso do SICONV é realizado com sucesso em Maracás

(Andamento do curso)
Terminou na tarde desta quarta-feira (25-09), o Curso Prático do Sistema de Convênios do Governo Federal – SICONV, o curso foi ministrado pelo Coordenador de Capitação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo. Destinado aos municípios do Vale do Jiquiriçá, várias cidades estiveram presentes adquirindo conhecimentos de grande importância. O objetivo do curso foi capacitar profissionais a utilizarem o SICONV em todas as fases do convenio (desde a inserção da proposta até a prestação de contas, passando pela contratação de bens e serviços), assegurando maior transparência e eficiência da Administração Publica na gestão dos compromissos ali assumidos.
O conteúdo programático foi o seguinte:  1 – Abertura e apresentação do sistema; 2 – Elaboração de Projeto; 3 – Cadastramento do Projeto no SICONV;  4 – Execução e prestação de contas e 5 – Gerenciamento da OBTV.

Este curso teve a realização da União dos Municípios da Bahia (UPB), presidenta e prefeita da cidade de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes e apoio do MERCOVALE, presidente e prefeito de Maracás Paulo dos Anjos.
(Encerramento do curso)

Agricultura: Casa do Mel ganha benefícios e selo de qualidade para melhor comercializar seus produtos

A Casa do Mel de Maracás está ganhando diversos benefícios que mudarão a historia da Associação Maracaense dos Apicultores e Meliponicultores Ambientais (AMA-ME). De principio a sede da Associação está sendo murada e será instalada cerca elétrica para garantir maior  segurança aos equipamentos que são utilizados para produção e beneficiamento do mel. Mas a grande novidade mesmo é um selo de qualidade que atesta a procedência dos produtos, a Associação está recebendo este selo para que possa comercializar melhor o mel e os produtos derivados como própolis, geleia e polem entre outros, esse selo é emito através da ADAB e SEAGRI. Com o selo os produtos seguirão todo um procedimento para garantir um padrão de qualidade exigido pela SEAGRI e poderá ter esses produtos a venda em estabelecimentos comerciais de todo o estado, inclusive na merenda escolar. Essas ações são resultados da parceria entre a Prefeitura Municipal de Maracás  ADAB e SEAGRI.

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Educação: Projeto Galera Conectada promove - Direitos e Protagonismo de Crianças e Adolescentes

Como forma de desenvolver ações sociais, a administração “A gente trabalha, a cidade cresce”, une esforços para enfrentar em conjunto os problemas que afetam à população. Nesse sentido teve início em setembro, o projeto Galera Conectada, sob a coordenação do CREAS - (Centro Especializado da Assistência Social) e o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, tendo como secretarias executoras e parceiras a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria da Educação. Trata-se de um projeto de ação sócio educacional voltado para a promoção do processo participativo e o protagonismo de crianças e adolescentes, como forma de combate à violência nas escolas e à promoção dos Direitos das crianças e adolescentes. A proposta acontece como resultado do projeto de estágio em Serviço Social de Nyde Sales, no CREAS, que tem como orientadora de campo a Assistente Social Isabel Brito Lopes (CREAS) tendo sido deliberado pelas Secretárias: Leila Colangeli da Assistência Social e Edna Souza Leal Fontes, da Educação. Além da etapa de capacitação nas escolas: IEM (Maracaizinho) e CEVLAM (Jiquiriçá), como projeto piloto, ainda acontecerão este ano, duas etapas: em outubro a implementação dos Comitês Escolares Comunitários de Participação e Cidadania e para novembro a realização sob o protagonismo dos estudantes do I Fórum sobre as Políticas Públicas e os Direitos das Crianças e Adolescentes de Maracás.

Educação: 2ª aula do curso de formação continuada

(Foto da primeira aula)
Neste sábado (28/09), será realizada a segunda aula do curso de formação continuada – Professores Multiplicadores, em parceria com a Largo Resources Vanádio Maracás e SEMEC. Modulo II, tema: educação sexual, saúde e sexualidade. O encontro acontecerá na Escola Dom Justino, púbico alvo: professores, coordenadores, gestores, membros do conselho tutelar e saúde. O curso tem a duração de cinco meses, sendo uma aula a cada mês.

Educação: Projeto Despertar em Maracás

(Participantes)
Na manhã desta quarta-feira (25/09), aconteceu mais uma formação do Programa Despertar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracás e SENAR, onde trabalha os temas transversais do PCNs (Parâmetro Curricular Nacionais), o evento aconteceu durante todo o dia, com a seguinte pauta: pela manhã palestra com a Srª Joselita Borges falando sobre o meio ambiente, logo após elaboração de projetos para serem trabalhados em sala, e a tarde oficinas que serão também apresentadas em sala de aula. Publico alvo: professores da zona rural do 1º ao 5º ano.

Obras e Serviços: Inicio da pavimentação da rua do Sindicato (com vídeo)

Na tarde desta terça-feira (24-09), o sonho dos moradores da rua Abelaide Lúcio, também conhecida como rua do Sindicato começou a se tornar realidade, o motivo foi o inicio das obras de pavimentação que teve inicio. As máquinas já fizeram a escavação para que o meio fio seja colocado, o próximo passo será o nivelamento da rua. Muitos moradores já estão satisfeitos ao ver que a rua será pavimenta, o cronograma de pavimentação segue de acordo como foi anunciado pelo prefeito Paulo dos Anjos. Paulo disse que assim terminasse a rua Getúlio Vargas daria inicio ao calçamento da rua do Sindicato. 
Em breve estaremos divulgando outras ruas que serão calçadas, e mais, de acordo as informações do Prefeito ainda este ano Maracás começará a ter ruas asfaltadas, tudo está sendo planejado para que o asfaltamento comece nos últimos meses deste ano.

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: A gente trabalha, a cidade cresce.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Finanças: Paulo dos Anjos se reúne com o deputado Roberto Brito em Salvador para tratar da Lei de Responsabilidade Fiscal

(Paulo, Quitéria e Roberto Brito)
Nesta segunda-feira (23/09), o prefeito Paulo dos Anjos participou de uma reunião com o Deputado Federal Roberto Brito (PP), na sede da UPB em Salvador, juntamente com a presidenta da entidade Maria Quitéria, onde pediram ao Deputado que analisasse cuidadosamente as mudanças que estão previstas para a Lei de Responsabilidade Fiscal dos Municípios e que buscasse aliados na Câmara Federal para que as mudanças sejam aprovadas a favor dos municípios que muitas vezes enfrentam grandes dificuldades orçamentárias para manter as contas em dia.

Na reunião a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, destacou o trabalho feito pela entidade para aproximar o TCU das prefeituras. Para ela, a medida possibilita “mostrar que os prefeitos têm suas contas rejeitadas não por má fé, mas porque a lei como está é defasada e engessa a gestão nos Municípios”. Ela lembrou ainda que em 12 anos de existência, a Lei de Responsabilidade Fiscal passou apenas por uma alteração para incluir a Lei Complementar 131 – Lei de Transparência. Sem as modificações previstas na Lei a estimava é de que o tribunal rejeite as contas de 70% dos prefeitos este ano, e o principal motivo são os gastos com pessoal que ultrapassa o percentual permitido na lei em vigor. As palavras do deputado Roberto Brito foram que diversos programas criados, sendo assim a implementação da lei que foi criada no governo FHC têm dificultado a situação não apenas dos gestores, mas também dos municípios.

Saúde: Paulo dos Anjos participa de reunião do Programa Mais Médicos e trata de assuntos como a reforma do Hospital Álvaro Bezerra

(Paulo dos Anjos, Jorge Solla e Maria Quitéria)
O Prefeito Paulo dos Anjos participou de uma reunião do Programa Mais Médicos nesta segunda-feira (23/09), no Auditório da UPB em Salvador. Após a reunião Paulo teve uma audiência com o Secretário de Saúde da Bahia Dr. Jorge Solla, onde tratou de assuntos de interesse da população maracaense, como a reforma e ampliação do Hospital Álvaro Bezerra que foi o principal assunto da audiência, outro tema abordado foi em relação ao Programa Mais Médicos, onde Maracás receberá apenas um médico do Programa e Paulo está em busca de mais profissionais para Maracás. Jorge Solla apoia o Projeto Mais Médicos e disse que caso não encontre médicos brasileiros para trabalhar nos municípios do interior, será necessário  contratar mais médicos estrangeiros para suprir a carência  na Bahia, pois o estado é um dos que estão com maior falta de médicos no país. O salário para os médicos atuarem no interior é de R$ 10 mil reais, valor este pago pelo Governo Federal, os municípios ficarão responsáveis pela moradia e alimentação destes médicos.
(Paulo no evento)
Maracás Cidade das Flores e do Vanádio: a gente trabalha, a cidade cresce.

domingo, 22 de setembro de 2013

É Primavera na Cidade das Flores

O inverno dará lugar à primavera às 17h44 (horário de Brasília) deste domingo (22), no segundo equinócio do ano, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Conhecida como “estação das flores”, a época marca a mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Neste período, as chuvas passam a ser mais frequentes no final da tarde ou à noite, devido ao aumento da umidade do ar. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, o calor aumenta gradativamente e podem ocorrer raios e ventos fortes. Já no Norte e Nordeste, há pouca variação. (Info: BN)

Nesta primavera viste Maracás.

Zona rural: Prefeito Paulo dos Anjos visita Porto Alegre e anuncia obras

(Paulo dialogando com a comunidade)
Muito boa e positiva”, assim o prefeito Paulo dos Anjos avaliou a reunião que aconteceu na tarde deste sábado (21) no povoado de Porto Alegre. Paulo chegou ao povoado cerca de duas horas antes da reunião e aproveitou esse tempo para visitar moradores e ruas do povoado fazendo uma vistoria do que precisa ser melhorado, como por exemplo: a reforma da quadra de esportes reforma e ampliação da creche, melhoria do calçamento para fazer reparos como os que sendo feito da sede do município e reforma do Colégio de Porto Alegre, estes e outros assuntos foram tratados na reunião que começou por volta das 17:00 horas.
(Esta é atual ambulância que atende o povoado e será substituída por uma nova)

Os assuntos que o Prefeito tinha em pauta para reunião eram os mesmos que os moradores gostariam de saber, dentre eles os principais foram: o distritamento do povoado, que é um sonho dos moradores há mais de vinte anos, a segurança do povoado com policiamento ou Guarda Municipal, pavimentação do povoado e melhoria das estradas.
(Quadra de esportes será reformada)
Diante da população o prefeito Paulo dos Anjos afirmou está fazendo o que está ao seu alcance para que o povoado seja um distrito o mais breve possível, quanto à segurança o local onde será instalado o Posto da Policia Militar já está pronto e será inaugurado em breve, em relação à pavimentação, assim como em Maracás Porto Alegre também terá ruas asfaltadas, e nos próximos dias as máquinas estarão dando inicio a melhoria da estrada que liga do asfalto ao povoado, inclusive na próxima semana o Prefeito estará em Brasília, onde terá uma audiência do o Ministro dos Transportes César Borges e estará cobrando o asfaltamento da estrada que dá acesso ao povoado. Dentre as justificativas estão os seguintes fatos: além da grande movimentação gerada pelo Vanádio, o movimento aumentou bastante devido aos veículos que estão trabalhando na ferrovia Oeste-Leste e utilizam desta estrada, e a previsão é de ter o trafego de veículos ainda maior, uma vez de haverá transporte coletivo de ônibus durante todo o dia entre o povoado e a sede do município.
(Local onde funcionará o Posto da PM)
Paulo falou está disposto a contribuir no que for possível para o desenvolvimento de Porto de Alegre, prova disso é a satisfação do povo com as visitas que prefeito tem realizado ao povoado ouvindo a comunidade.
(Creche será reformada e ampliada)
Assim como a presença de um médico atendendo três dias por semana já é uma realidade e motivo de alegria, também será realidade a entrega de uma ambulância nova e com ar condicionado para o motorista e pacientes, essa ambulância será entregue nos próximos meses, neste mesmo dia será entregue uma viatura da policia. Paulo está em busca de um dentista para atender de dois a três dias por semana no povoado e o termino da obra da academia comunitária também está nos planos do Prefeito. Estes e outros projetos que ainda não foram revelados pelo Alcaide estão sendo desenvolvidos para melhoria do cidadão maracaense dos quatro cantos do município. “Onde é Maracás estaremos trabalhando”, disse o prefeito Paulo dos Anjos.

(Academia comunitária)

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio. “A gente trabalha, a cidade cresce”.

21 de setembro dia do radialista

Nossa equipe vem desejar aos amigos do rádio um feliz dia do radialista, estes profissionais que são muito importantes e tem grande responsabilidade em suas atividades diárias levando musicas, entretenimento e deixando a todos bem informados com as noticias e informações.

Vaqueiros vão a Brasília acompanhar votação sobre regulamentação da atividade no Senado

Vaqueiros vão a Brasília acompanhar votação sobre regulamentação da atividade no Senado
Foto: Reprodução
Um grupo de 40 vaqueiros baianos inicia viagem a Brasília neste domingo (22) para acompanhar, na próxima terça-feira (24) votação no Senado sobre o reconhecimento e regulamentação da profissão no Brasil. Eles sairão de ônibus do Centro Histórico de Salvador vestidos a caráter e devem desembarcar na capital federal na segunda-feira (23). De acordo com informações do A Tarde, cerca de 200 vaqueiros devem acompanhar a sessão - além da comitiva baiana, grupos de Alagoas, Pernambuco e Piauí confirmaram participação no ato. De acordo com o antropólogo Washington Queiroz, a atividade existe no Brasil desde a época colonial e a regulamentação é aguardada desde 1985. Atualmente, a Bahia abriga 186 núcleos de vaqueiros. Após Requerimento de Urgência da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a votação do reconhecimento e regulamentação da profissão de vaqueiro ocorrerá às 16h desta terça. (Bahia Notícias)

Agricultura: Base da CONAB em Maracás recebe mais 50 toneladas de milho

(Paulo dos Anjos acompanhando a descarregamento do milho)
Neste sábado (21) chegaram a Maracás 15 carretas trazendo 50 toneladas milho, as sacas de milho foram descarregadas na base da CONAB que fica na Praça Adevaldo Meira. Estas sacas serão destinadas a moradores rurais de apenas três municípios: Maracás, Planaltino e Iramaia e serão vendidas a baixo custo, ou seja, com o valor bem abaixo do cobrado no mercado. O prefeito Paulo dos Anjos acompanhou a chegada das carretas e o descarregamento, Paulo disse que essa conquista foi resultado de uma parceria da Prefeitura Municipal de Maracás com o Governo do Estado e apoio do Chefe da Casa Civil Rui Costa e do Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles.

Maracás Cidade das Flores e do Vanádio. “A gente trabalha, a cidade cresce”.
(15 carretas desta trouxeram as sacas de milho)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Saúde: Agentes comunitários e equipe de saúde de Maracás farão monitoramento do cartão de vacinas

Começará dia 27 de setembro o monitoramento rápido de cobertura vacinal em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A ação faz parte do Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal, adotado pelo Ministério da Saúde em 2011 e que, a partir de agora, ocorrerá todos os anos. O objetivo principal é verificar as coberturas vacinais pós-campanha de Multivacinação. O foco, por determinação do Ministério da Saúde, são as vacinas Pneumocócica 10 e Meningocócica C, introduzidas há três anos no calendário de imunizações. As equipes de saúde vão visitar as famílias e, se na residência houver uma criança que não tenha recebido alguma vacina, será registrada a situação, além do motivo pelo qual a criança não a tomou. Também serão repassadas orientações sobre a importância das vacinas para a prevenção de doenças e para a busca de uma unidade de saúde, onde será colocado o esquema vacinal em dia. O monitoramento é importante para a definição ou redefinição das ações, melhorando as coberturas vacinais. (Informações: PMSL)

CONVITE - CURSO PRÁTICO DO SISTEMA DE CONVÊNIOS DO GOVERNO FEDERAL – SICONV


A Prefeita de Cardeal da Silva Maria Quitéria Mendes, Presidenta da União dos Municípios da Bahia – UPB e o Presidente da MERCOVALE, Prefeito Municipal de Maracas, PAULO SERGIO DOS ANJOS têm a satisfação de convidar a equipe técnica da Prefeitura para participar do CURSO PRÁTICO DO SISTEMA DE CONVÊNIOS DO GOVERNO FEDERAL – SICONV. O qual será ministrado pelo Coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo.

Data: 23 a 25 de setembro de 2013
Horário: 08h às 17h

                    
Maria Quitéria Mendes de Jesus                                               Paulo Sergio dos Anjos                                                            Presidenta da UPB                                                                      Prefeito de Maracas
                                                                      

Projeto Toca Raul 2013


Prefeitura Itinerante no povoado da Fumaça


 Na manhã deste domingo (15), o prefeito Paulo dos Anjos se reuniu com os moradores do povoado da Fumaça, para conversar sobre as demandas da comunidade tais como: sistema de abastecimento de água, a questão do melhoramento das estradas, dentre outras, conforme as necessidades dos moradores. Considerando estes problemas o Gestor Paulo dos Anjos falou sobre a construção de uma barragem, construção de uma cisterna e melhoramento das estradas do povoado da Fumaça.                                                                   

Essa foi mais uma prefeitura itinerante, da gestão de Paulo dos Anjos.
A gente trabalha a cidade cresce. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Poço artesiano é perfurado no Colégio Normal Municipal de Maracás

Na manha desta quinta-feira (19) a Prefeitura de Maracás autorizou a perfuração de mais um poço artesiano, desta vez o beneficio foi destinado ao Colégio Normal Municipal de Maracás que é um dos maiores Colégio da cidade. Esse poço ao contrario do que estava sendo perfurado ontem obteve êxito e alcançou o lençol freático com 36 metros de profundidade, a água deste poço será utilizada para manutenção do Colégio Normal e da nova garagem municipal. Quanto ao poço que foi perfurado na Rua 5 Julho, segundo informações da empresa responsável pelo serviço foram perfurados mais de 70 metros e não chegou na água.

Pane em sistema de energia – Em Maracás

Assim ficou a Rua Bel.José Anacleto Freire e toda Maracás.
É imoral o sistema de fornecimento de energia elétrica que a Coelba vem dando a cidade de Maracás, quase todos os dias falta energia nos bairros e às vezes em toda cidade, a exemplo de ontem por volta das 19h:20min., quando começou as quedas e finalmente o apagão, só vindo ser regularizado exatamente às 23h:54min.
Todos tomam prejuízos, principalmente os pequenos comerciantes que na sua grande maioria não tem um gerador, as mercadorias são estragadas e consequentemente jogadas fora, deixando prejuízos incalculáveis. (Foto e Matéria Blog Vandinho Maracás).

Prefeitos do Vale do Jiquiriçá se reúnem em Jaguaquara

(Foto: Marcos Frahm)
Liderados pelo presidente do Mercovale e prefeito de Maracás Sr. Paulo dos Anjos, os prefeitos do Vale do Jiquiriçá se reuniram na cidade de Jaguaquara na tarde desta quarta-feira (18), no encontro foram discutidas questões como o devido uso das máquinas doadas recentemente para os municípios que compõem o Território do Vale do Jiquiriçá, regulação dos municípios que estão inadimplentes com o Mercovale e criação de um fundo de reserva.

Ficou definido na reunião que a base dos equipamentos será em Maracás e que o custo para utilização das máquinas será 70% inferior ao preço de mercado, além do valor a ser pago o município entrará também com o combustível, esta foi uma decisão tomada de acordo com todos os presentes e não há duvidas de que os municípios serão beneficiado com a patrulha mecanizada, que além de garantir a manutenção dos municípios trará economia aos cofres públicos. Compareceram a reunião os prefeitos das cidades de Maracás, Planaltino, Irajuba, Itaquara, Santa Inês  Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Nova Itarana, Mutuípe e Laje. O prefeito de Jaguaquara Giuliano não esteve presente na reunião devido a compromissos políticos em Brasilia onde ele se encontra, outros prefeitos que não compareceram enviaram representantes.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Poço artesiano é perfurado para abastecer escola e hospital em Maracás



Na manhã desta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Maracás e a Secretaria de Obras deram inicio a mais um trabalho de grande importância para toda a população. Tratasse da perfuração de um poço artesiano que beneficiara os alunos da Escola Marcionílio Souza e os usuários do Hospital Alvaro Bezerra. O poço começou a ser perfurado nesta manhã na Rua 5 de Julho, a perfuração deve durar em torno de 10 horas para ser concluída. A obra chamou a atenção de populares que se aglomeraram no local para ver como é feita a perfuração. Esta obra tem o intuito de amenizar o problema de falta de água na unidade escolar e no Hospital.
A empresa responsável pela perfuração não tem informações precisas sobre a qualidade da água, mas é esperado que seja de boa qualidade uma vez que a cidade de Maracás conta com um excelente lençol freático.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Prefeito planta primeira palmeira da Rua Jequié em Maracás

Na manhã desta segunda-feira (16), dando continuidade as obras da Rua Jequié, deu-se inicio a plantação das mudas de palmeiras, e o Prefeito Paulo dos Anjos esteve presente plantado a primeira das dezenas de mudas da espécie palmeira imperial que farão parte do novo visual da Rua Jequié. Paulo foi ao local acompanhado de sua equipe da Secretaria de Obras com o secretário José Ângelo, Secretaria de Agricultura representada pela Engenheira Agrônoma, Iara Vieira e alunas do curso técnico do Colégio Estadual Edílson Freire.