quarta-feira, 26 de junho de 2013

XVI Marcha A Brasilia em Defesa dos Municípios


Associação de Judô Maracaense participa da 4º Etapa do Circuito Baiano de Judô

(Equipe da Associação Maracaense) 
No Primeiro Festival Judô Ação na cidade de Jequié, Associação maracaense participou da 4º Etapa do Circuito Baiano de Judô e o 1º Festival Judô Ação, durante sábado e domingo, 15 e 16 de junho, em Jequié. Os maracaenses conquistaram oito medalhas para a Cidade das Flores. A Associação maracaense de judô participou com oito atletas em varias categorias conseguindo trazer para Maracás duas medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. O Presidente da Associação agradece a Prefeitura pelo apoio e em especial o vereador Noberto São Paulo que também se fez presente ao evento. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ultimo dia do São João Quente na Terra do Frio 2013 em Maracás

Maracás encerra o São João Quente na Terra do Frio com bandas locais, Praça cheia e muito forró. O ultimo dia de festa na Cidade das Flores levou os foliões a Praça do Forró para a despedida das atividades juninas de 2013, animado pelas bandas Currião de Couro, Tom Madeirada e banda Pega Eu um grande publico se fez presente até a última musica aproveitando cada momento com aquele clima típico da cidade. Após o termino do evento uma nova contagem começou já no aguardo do São João de 2014 que já desperta a expectativa de todos uma vez que também será ano de Copa do Mundo. Até 2014 com mais um São João Quente na Terra do Frio.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

3º dia de São João em Maracás

(Brincadeiras a tarde)
Terceiro dia de festa acontece com muita musica, muito frio e muita gente curtindo a valer o penúltimo dia de São João Quente na Terra do Frio. A diversão desse dia começou a tarde com as tradicionais brincadeiras juninas por volta das 2:00h da tarde levando alegria para as crianças e pra gente grande também na Praça do Forró. A noite a banda Forrozão Bala foi a primeira a subir ao palco as 8:30h, em seguida o Bonde Sertanejo fez um grande show com um repertorio super eclético com musicas sertanejas românticas e muito agito da atualidade. Após o Bonde Sertanejo foi à vez de Daniel Vieira surpreender a todos com um show inesquecível! Assim que o sertanejo começou cantar também começou neblinar, até aí tudo bem isso é normal em Maracás, mas o que ninguém esperava era que uma grande chuva fosse cair, mais impressionante mesmo foi a permanência do publico cantando com Daniel fazendo um verdadeiro São João Quente na Terra do Frio. Teve uns que ousaram ainda mais tirando a camisa de baixo de chuva e curtindo muito o penúltimo dia de festa na Cidade das Flores. Pra finalizar a festa muita gente curtiu o show do Neto Bala de baixo de chuva até o dia amanhecer. Coisa assim só no São João Quente na Terra do Frio mesmo!
(Visão de cima do palco)
(Do meio para a frente)
(Do meio para o fundo)

Segundo dia de São João em Maracás

(Luizinho de Irauçuba batendo papo com o locutor antes de subir ao palco)
O Segundo dia de São João Quente na Terra do Frio foi de festa, forró, alegria e Praça cheia. Com inicio as 7:00h da noite a quadrilha Flor do Cangaço se encarregou de abrir as atividades chamando a atenção de todos e atraindo o publico para a Praça do Forró, em seguida Gil San fez a primeira apresentação musical da noite, a segunda atração foi o cantor forrozeiro e repentista Luizinho de Irauçuba que mandou ver e não deixou ninguém parado aquecendo ainda mais o São João Quente na Terra do Frio. Portal da Bahia e Garotos da Vaquejada foram as ultimas bandas a se apresentarem mantendo o publico na Praça até o sol raiar.

domingo, 23 de junho de 2013

Abertura oficial; 1º dia de São João Quente na Terra do Frio

O São João Quente na Terra do Frio teve sua abertura oficial na sexta-feira (21) com um clima que fez jus ao seu slogan, frio, frio e muito frio. Assim foram as primeiras horas do primeiro dia de festa na Praça do Forró que começou chover por volta das 17:00 horas e só estiou por volta das 22:00 horas deixando a cidade no verdadeiro clima de São João Quente na Terra do Frio. Frio este que foi banido com muito forró e calor humano que só Maracás têm a oferecer ao seu povo e aos visitantes. Na abertura oficial do evento após o pronunciamento do prefeito Paulo dos Anjos que subiu ao palco do forró acompanhado do ex-prefeito Nelson Portela e dos vereadores Dio Santiago, Beto São Paulo e Jonas para dar as boas vindas a todos, o cantor Netinho do Forró deu inicio aos shows musicais e fez a grande multidão cair no forró com muita alegria. Após Netinho a Pisada Forrozeira deu um show com muito forró que variou do há de mais moderno ao mais tradicional buscando agradar a todos. Por fim a banda Forró de Maré fez o encerramento da primeira noite oficial de festa subindo ao palco as 03:30h da manhã horário em que um grande publico ainda estava presente para não perder um só momento do São João Quente na Terra do Frio.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Quadrilha do Projeto Vida Ativa anima o terceiro dia do Pré São João em Maracás

O Projeto Vida Ativa realizou nesta segunda-feira (17), uma quadrinha em comemoração ao São João no Clube 13 de Maio, esse Projeto está vinculado com a secretaria de saúde de Maracás a disposição das pessoas da 3ª idade esse projeto tem como objetivo atender as pessoas que sofrem com doenças como diabetes e hipertensão. Esse trabalho é feito da seguinte maneira, toda semana os agentes comunitários são divididos em grupos é feita uma triagem em cada PSF de cada bairro da cidade, cada semana esse trabalho é feito em um PSF depois que a Fisioterapeuta Ilze Novaes fizer a avaliação com os pacientes, eles participam das atividades físicas, mais só pode participar quem é diabético ou hipertenso. Procurem o seu agente comunitário e faça já a sua avaliação.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Segundo dia de Pré São João em Maracás

(Grupo Flor do Cangaço)
 O segundo dia de Pré São João em Maracás contou com a presença de um grande publico que começou assistindo uma apresentação de com um Recital de Literatura de Cordel apresentando no espaço alternativo pelo Grupo Flor do Cangaço da cidade de Planaltino e em seguida com muita musica dançante e forró com Gil Sam e o Grupo na Pegada. Dando continuidade às apresentações nesta segunda-feira (17) o Pré São João acontecerá no Clube 13 de Maio com o pessoal do CRAS. 
(Gil Sam e Grupo na Pegada)

domingo, 16 de junho de 2013

Maracás ganha Pré São João de 15 a 20 de junho em espaço alternativo na Praça do Forró


A população de Maracás foi pega de surpresa em relação as comemorações juninas de 2013, quando o prefeito Paulo dos Anjos anuncio no Programa Pisada Forrozeira na noite de sexta-feira (14) que os festejos começariam no dia seguinte sábado (15) com o ensaio da quadrilha Flor do Cangaço e show musical com a banda Currião de Couro. As atividades que começaram sábado no espaço alternativo da Praça do Forró deram inicio ao Pré São João e vão até o dia 20 de junho, véspera da abertura oficial do São João Quente na Terra do Frio. Neste domingo (16) a animação no espaço alternativo ficará por conta do cantor Gil San. E durante a semana cada dia uma atividade será realizada no espaço. Na abertura muitas pessoas foram “ensaiar” para as grandes festas que vão acontecer de 21 a 24 junho em Maracás com grandes atrações como: Netinho do Forró, Daniel Vieira, Luizinho de Irauçuba, Pisada Forrozeira e a banda Bonde Sertanejo que também só foi anunciada na noite de sexta-feira (14), além de outras bandas e as banda locais que já começaram a se apresentar em nosso São João que terá 10 dias de festa esse ano.
(Toca da quadrilha Flor do Cangaço dando entrevista para rádio)
(Entrevista com Julio Lucas vocalista da Currião de Couro)
(Espaço alternativo onde está acontecendo o Pré São João)

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Troca no comando da PM de Maracás. Sai Cap. Cabral entra o Cap. Rennér

(Paulo dos Anjos, Coronel Serpa e Eduardo Salles)
(Público)
 Na manhã desta quinta-feira (13), aconteceu em Maracás a troca de comando 4ª CIA da PM. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades políticas e da área de segurança da região. Na troca o Capitão Cabral passou o comando o novo Capitão, o jovem Rennér de 33 anos que veio da cidade de Jequié, onde exerceu um bom trabalho segundo o Coronel Serpa que presidiu o ato da troca. O subcomandante Tenente Cícero também foi apresentado à comunidade. Autoridades políticas como o prefeito de Maracás Paulo dos Anjos, Carlinhos prefeito de Planaltino, o Secretário de Agricultura do Estado Eduardo Salles, secretários municipais e vereadores também estiveram presente. Em entrevista o Capitão Rennér disse que vai fazer o possível para garantir a segurança no município e fazer da 4ª CIA a melhor da Bahia. Já o Coronel Serpa disse que estará sempre presente em Maracás participando da segurança do município que inclusive irá aumentar o efetivo e levar a PM para o povoado de Porto Alegre. O 4ª CIA atende as cidades de Maracás (sede), Planaltino e Iramaia.

(Ato da troca. Cap. Cabral, Cel. Serpa "centro" e Cap. Rennér "a direita")

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comunicado

A Prefeitura Municipal de Maracás, através da Secretaria de Agricultura, comunica aos feirantes e a população em geral, que em virtude dos festejos juninos, a feira livre da semana do São João, ocorrerá na sexta-feira, 21 de junho. Desde já agradecemos a compreensão de todos.


domingo, 9 de junho de 2013

Começou a campanha de vacinação 08 a 21 de junho


A secretaria Municipal de Saúde de Maracás anuncia a Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), que acontecerá no perído de 08 a 21 de junho de 2013, com vacinação de crianças de 6 meses a menores 5 anos de idade.
Procurem os postos de saúde durante a campanha para tomarem as duas gotinhas contra paralisia infantil, não esqueçam o catão de vacina. Proteja a saúde de suas crianças.

Paulo Suassuna tem um dia de campo com produtores de Maracás


Paulo Suassuna, Engenheiro Agrônomo é uma das maiores autoridades sobre cultura da Palma, esteve presente no I Simpósio Sobre Perspectivas para agropecuária no município de Maracás e Região. Suassuna Ministrou sua palestra na quarta - feira, começando ás 15:00h e prendeu a atenção dos participantes até às 19:00h. Na quinta feira Paulo Suassuna participou de um dia de campo e visitou ainda 10 propriedades de produtores rurais de Maracás.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

III Conferência Municipal das Cidades em Maracás


(Lívia Técnica)
(publico) 
Nesta sexta-feira (07), está acontecendo em Maracás a III Conferência Municipal das Cidades, com o tema quem muda somos nós. “Reforma Urbana Já!” Para a composição da mesa José Anjo De Gino Secretário de Infraestrutura, Leila Colangelle Secretária de Desenvolvimento Social, Emanuel Santana Secretário de Governo, Jackson Mascarenhas representante das concidades e a palestrante Lívia técnica da SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado). Falando sobre regimento e alterações e apresentações dos eixos. Logo após os participantes se dividiram em 4 grupos temático para debater sobre como melhorar a cidade em questões relacionadas a moradia infraestrutura, a ideia do encontro é melhorar a situação da sociedade civil. Pra fechar o encontro a tarde os participante irão dar continuidade aos trabalhos apresentando propostas e com a escolha dos delegados. 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

2º dia do Simpósio Perspectivas para Agropecuária em Maracás e Região


(Dr. Iram Veterinário) 
(publico)
Nesta quinta-feira (06), dando continuidade ao segundo dia do Simpósio, Perspectivas para a Agropecuária no Município de Maracás e Região, com palestras voltadas aos interesses dos pequenos produtores de Maracás e Região. Devido à estiagem a Prefeitura de Maracás em parceria com a EBDA, ADAB secretaria de agricultura, realiza o 1º simpósio em Maracás, com o intuito de ajudar os produtores a conviver com a seca em suas propriedades.
Hoje pela manhã tivemos palestras com Dr. Iram da Silva Ferrão da Defesa Sanitária Animal (ADAB), formado em Medicina Veterinária com mestrado em epidemiologia. Seus trabalhos enfatizam a defesa sanitária, procedimentos de vigilância sanitária. Atualmente é fiscal estadual agropecuário da ADAB. Depois com o engenheiro agrônomo, Dr. Ivson Sampaio especialista em floricultura, Coordenador do projeto Flores da Bahia (SAGRI).  Logo após dando continuidade palestra com Dr. Bruno Henrique Andrade Mestre em Reprodução Animal (EBDA), pernambucano radicado na Bahia formado em Medicina Veterinária com mestrado em ciências animal tos tópicos. Seu trabalho é voltado a biotécnicas reprodutivas e melhoria da eficiência na criação de bovinos. À tarde pra fecha as palestras Dr. Cândido Vasconcelos da Divisão de gado de leite (EBDA), Eng° Agrônomo formado pela UFBA com mestrado em zootecnia, professor de forragicultura e pastagem no curso de Medicina Veterinária da UNIME. Especialista em pastoreio racional e forragicultura. No final Mesa Redona PRONAF, representantes Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

São João Quente na Terra do Frio


Conferência Municipal de Educação

(Juarez Silva - Palestrante)
(Grupo Concriz)
(Paulo dos Anjos - Prefeito) 
(Edna Leal - Secretária de Educação)
Está acontecendo hoje (06), em Maracás a conferência Municipal de Educação, com o tema o Plano Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Paulo dos Anjos da Secretária de Educação Edna Leal, Vereador João Menezes dos Santos Representante da Câmara Municipal de Vereadores, Ana Maria Fonseca Diretora do Departamento Pedagógico, Petrônio Martins Representante dos Diretores das Escolas Municipais, Maria Elena Rodrigues Representantes da Rede Privada de Ensino, Marinalva Lima Simão Matos Representante da APLB Sindicato.
Tivemos uma linda apresentação Cultural com o Grupo Concriz, logo após palestras com o Professor do IFBA de Jequié Juarez Silva Sampaio, falando sobre Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. Petrônio Martins Diretor do grupo Escolar Dom Justino e Presidente do Conselho do FUNDB, falando sobre orientações sobre a metodologia nas etapas da conferência. Edmar Vieira com grupo de trabalhos. Ao meio dia intervalo para o almoço, as 14:00H leitura e discussão, votação da proposição, escolhas dos delegados.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

1º dia de Simpósio em Maracás é sucesso

(Eduardo Sales, Marcelo Nilo e Paulo dos Anjos)
Começou na manhã desta quarta-feira (05) o 1º Simpósio Sobre Perspectivas Para Agropecuária no Município de Maracás e Região. O Simpósio tem por objetivo discutir estratégias de produção visando à diminuição dos efeitos negativos causados pela seca, além de cumprir o papel de priorizar agenda especifica de discussões sobre os principais assuntos que norteiam as atividades agropecuárias.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades como o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Eduardo Sales, o Presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo, Prefeito de Maracás Paulo dos Anjos e seu vice Antonio Fernandes, Prefeito de Lajedo Licinho, representantes de municípios vizinhos como: Planaltino, Itiruçu, Iramaia e Itaquara dentre outros. Representantes das agências bancarias: Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Alunos do Curso Técnico em Agricultura do Edilson Freire, Sindicatos, UESB, ADAB, SEBRAE e EBDA também estiveram presentes.
Com o intuito de amenizar os problemas causados pela seca na região os lideres políticos no evento manifestaram total apoio para os municípios prejudicados, assim como falaram de medidas que já foram tomadas e outras que estão por vir para dar um suporte aos que mais sofreram com a estiagem prolongada.
Várias palestras foram ministradas durante este primeiro dia, abordando temas importantes. O primeiro a se apresentar foi o Sr. Daniel Dourado, especialista em agricultura sustentável abordando o tema: Agroecologia, o segundo palestrante foi o médico veterinário, Prof. e Dr. Jurandir Ferreira fala sobre a ovinocaprinocultura. O médico veterinário do Laticínio Sol e consultor na área de manejo de pastagem Dr. Pereira foi o terceiro a se apresentar trazendo o tema: Reserva Alimentar Estratégica, e para finalizar as atividades deste primeiro dia mantendo o publico presente no evento até às 19 horas o Engenheiro Agrônomo e Consultor do SEBRAE Dr. Paulo Suassuna ministrou uma palestra sobre a Cultura da Palma e sua diversidade.
Todos que estivam presente gostaram muito de tudo o que foi apresentando e confirmaram que estarão presentes no segundo dia a fim de adquirir mais informações de grande importância para esse tempo de seca. As atividades desta quinta-feira começarão a partir das 08h00min (oito) horas da manhã com novos temas.
(Público)